Gerador de Sinais para Ajuste V901S (V1047)

Utiliza uma válvula triodo-hexodo tipo ECH 81 ou similar. O interessante deste circuito é que existem detalhes construtivos completos que permitirão ao leitor construir realmente o gerador. A construção de bobinas (coisa hoje relegada ao abandono) é muito importante para quem deseja construir transmissores.

Familiarizar-se com o dimensionamento das indutâncias, ajustá-las, fazer oscilar, tudo isto é muito importante para dar uma sólida base àqueles que desejam realmente conhecer transmissão.

R1 – 100 k
  R2 – 1 meg
  R3 - 300
  R4 – 47 k
  R5 – 68 k
  VR1 – 250 k
VR2 - 500
  PFC – 2,5 mH
  C1 – 0,0005 cerâmica
  C2 – 0,01 cerâmica
  C3 – 0,01 cerâmica
  C4 – 0,002 cerâmica
C5 – 0,01 cerâmica
  C6 – 0,01 cerâmica
  C7 – 0,02 cerâmica
  C8 – 0,01 cerâmica
  C9 – 50 pF
  VC1 – 500 pF, variável

 

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

Daí a razão deste circuito, que pode parecer um pouco obsoleto, por ser valvular, mas os leitores não devem esquecer que em matéria de transmissão as válvulas continuam sendo bem atuais, como já dissemos antes.

O circuito oscilante é o tradicional Hartley, e todas as bobinas, em um total de 4, possuem tomada central. O alcance de frequências vai desde 200 KHz até 35 MHz, mais que suficiente para ajuste de receptores na parte de RF e FI.

A modulação deste gerador pode ser exterior, através do terminal assim designado e movimentação da chave S2; ou a modulação pode ser interna quando se utiliza uma tensão alternativa (de alimentação do filamento) através do potenciômetro VR2. Neste caso a frequência de modulação é de 60 Hz. As bobinas devem ser enroladas sobre tubos de material isolante a radiofrequência. Tubos de PVC utilizados para encanamento de água não servem. O diâmetro destes tubos deve ser de 31 mm por uma extensão de 75 mm (1-1/4" X 3"). Os detalhes de construção estão na tabela III.

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

 


Opinião

Olhando para o futuro

Já estamos aprendendo a viver com a pandemia e nos preparando para os tempos em que tudo voltará ao normal, mas não o normal a que estávamos acostumados. Um novo normal, com novos hábitos, a tecnologia aplicada talvez de uma forma diferente, novas profissões e principalmente tecnologias específicas que antes não haviam sido pensadas.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia