Medidor de isolamento (V062)

Encontramos num velho documento de 1968 um interessante megohmetro (medidor de isolamento) que faz uso de duas válvulas 12AU7 e uma válvula reguladora de tensão OB2 para 106 V.

O circuito' consegue medir resistências até perto de 100 M ? utilizando como indicador um miliamperímetro analógico de 1 mA de fundo de escala.

Neste circuito os resistores da rede divisora de entrada de R1 a R4 devem ser resistores de precisão. O circuito tem as tensões indicadas e os componentes críticos, além da válvula é o transformador de alimentação e o choque de filtro.

Para o primeiro existem alternativas como as fontes que descrevemos em nosso artigo Fontes Para Aparelhos Valvulados e para o choque pode ser usado o primário de um pequeno transformador de 110 V/6 V x 250 mA ou 300 mA.

Observamos que, por se tratar de circuito de medida, o isolamento da rede é importante devendo ser evitadas as soluções que fazem uso de auto-transformador.

O diodo da fonte pode ser o 1N4004 ou 1N4007. Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

 Diagrama completo do Megohmetro a Válvula.
Diagrama completo do Megohmetro a Válvula.

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia