Ultrassom Combate a Demencia (NOT408)

Por diversas vezes temos noticiado e até mesmo abordado em artigos a utilização de diversos tipos de radiação na cura de doenças humanas. Tratamos do uso da luz azul, de ondas eletromagnéticas e até mesmo radiação atômica com os prós, os contra e o estado das pesquisas.

Agora é a vez dos ultrassons que estão sendo analisados como uma possível terapia para a prevenção da doença de Alzheimer. Segundo o pesquisador Hiroaki Shimokawa da Universidade Tohoku do Japão, testes usando ultrassons aplicados ao cérebro causar a formação de vasos sanguíneos e a regeneração de células nervosas.

Trabalhando com macacos eles reduziram a circulação de vasos sanguíneos de modo a simular a demência e depois com seções de ultrassons recuperaram a função normal.

A ideia não é nova, já que pesquisadores da Universidade de Queensland na Austrália já haviam usado ultrassons para restaurar a memória de um macaco que teve Alzheimer induzida para testes.

Fonte: Universidade de Tohoku

 

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia