Como já exploramos em nosso site, as pastilhas de efeito Peltier que são largamente usadas em pequenas geladeiras, sistemas de refrigeração de circuitos e outras aplicações se baseiam no fato de que uma corrente numa junção semicondutora retira calor de uma face e o transporta para a outra.

Com isso, essas pastilhas podem “gerar frio”, mas também o efeito contrário deve ser considerado. Trata-se do efeito “Seebeck” que mostra que se o calor fluir do lado mais quente para o mais frio de uma junção semicondutora, energia elétrica é gerada.

Exploramos isso num vídeo nosso em que geramos energia usando a mesma pastilha Peltier “ao contrário” aproveitando então o efeito Seebeck para gerar eletricidade a partir de uma pedra de gelo.

Pois bem, esta possibilidade de se gerar energia elétrica a partir do calor (ou frio) tem sido olhada com carinho atualmente, tanto em relação aos dispositivos IoT que podem ser alimentados por qualquer coisa mais quente, como também aplicações em escalas maiores.

Por isso, pesquisadores estão tentando aperfeiçoar as pastilhas geradoras e uma notícia chega da Pohang University of Science and Technolgy da China.

Baseados num efeito de spin de Seebeck eles conseguiram uma conversão de energia de alto rendimento.

Conforme mostra a figura 1, em lugar de trabalharem com junções, como num dispositivo comum, eles partiram de propriedades magnéticas.

 

Figura 1
Figura 1 | Clique na imagem para ampliar |

 

Assim, conforme mostra a figura 2, eles usaram uma corrente de spin num material a base de platina, obtendo assim uma tensão elétrica.

 

Figura 2
Figura 2

 

Quando calor é aplicado a esta estrutura fluindo através dela, conforme indica a seta, aparece uma tensão elétrica.

O dispositivo criado ainda opera a temperaturas muito altas, mas abre-se caminho para aplicações práticas.

Original em inglês: https://phys.org/news/2021-05-electricity-seebeck-device.html