O Site do Hardware Livre - OSHW

Nanorobô Navega na Corrente Sanguínea (NOT303)

Novembro de 2014 – Em nossas palestras e aulas, quando falamos de nanotecnologia sempre citamos nanorobôs que poderiam navegar na nossa corrente sanguínea quer fazendo monitoramento de nosso estado físico como também carregando medicamentos que seriam liberados nos locais e horários apropriados.

Pois bem, cientistas do Max Planck Institute para sistemas inteligentes em Stuttgart (Alemanha) já conseguiram projetar um robô que pode navegar em fluídos biológicos usando recursos da nanotecnologia.

O minúsculo robô mostrado na foto pode navegar na corrente sanguínea que tem uma consistência diferente da água, o que dificulta a abordagem do projeto.

O sangue é um fluido não-Newtoniano, pois muda de viscosidade dependendo do momento, por exemplo, quando fazemos um esforço físico.

Para o caso deste tipo de fluído devem ser usados o que se denomina movimentos recíprocos e é justamente que o Prof. Peer Fischer com sua equipe no MaxPlanck Institute fizerem para chegar ao seu robô. Veja mais em:

http://www.mf.mpg.de/pf/publications.html (em inglês)

 


 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novidades de Outubro (OP196)

Ainda repercutindo nosso mês de aniversários, completamos o mês com a participação da IoT Latin America 2019 onde atendemos nossos amigos no estande da Mouser Electronics. Como sempre, tivemos a satisfação de encontrar amigos, colaboradores e clientes, trocando ideias sobre negócios e o futuro da tecnologia.

 

Leia mais...

Repetir
Quem vive estudando, mas nunca repete o que aprendeu, se parece com quem vive semeando, mas nunca ceifa.
Do Talmude - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)