Todos os dias novas funções são agregadas aos vestíveis (wearables) como, por exemplo, os relógios “smart” que estão se tornando não só parte de nossas vidas, como também parte de nossos corpos.

Já tratamos em artigos que os eletrônicos já estão chegando ao ponto de serem vestíveis (wearables) para se tornarem implantáveis, entrando em nossos corpos.

É o caso da nova função agregada aos relógios por pesquisadores da Carnegie Mellon University (USA) que agregaram um sistema denominado ViBand a um relógio que permite sensoriar vibrações.

A ideia é possibilitar que o relógio reconheça gestos, objetos e até faça a leitura de informações a partir de um sistema vibratório modulado.

Conforme mostra a foto, se o usuário tocar numa placa “inteligente” que tenha o sistema de comunicação vibratório, informações gravadas podem ser transmitidas ao usuário aparecendo no seu celular.

Na foto, tocando na placa inteligente, o relógio inteligente “Lê” informações adicionais sobre a pessoa cujo nome nela aparece, até projetando a foto no mostrador.

 


 

 

O sistema usa o acelerômetro do relógio e pode ler informações a uma taxa de até 4 000 amostragem por segundo.

No futuro, objetos inteligentes terão etiquetas vibratórios que ao serem tocadas nos mostram no relógio informações importantes sobre os mesmos.

Outra aplicação interessante é mostrada na foto abaixo, em que o relógio identifica a nota tocada num violão.

 


 

 

Veja mais no vídeo o que esta tecnologia pode fazer: https://www.youtube.com/watch?v=Poi0MeASmuY