Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

Projetos

ESP32s2stick

 

 


 

 

 


 

 

 

Essa interessante plaquinha com um ESP32 funciona com USB-OTG. O simples fato de ter um firmaware para programação via USB é uma das coisas legais dela podendo ser utilizada por exemplo como um periférico USB parecido com teclado, mouse, caixas de som. O projeto é livre e a placa pode ser encomendada na PCBway ou você pode pegar os arquivos no github e fazer sua própria placa.

 

Uma maneira legal de adicionar um botão de reset numa raspberry pi pico

  


 

 

A Raspberry Pi Pico é uma bela placa, mas se você programar em linguagem C, será necessário desconectar o cabo micro USB toda vez que quiser fazer o flash do firmware UF2. Isso não é conveniente e pode danificar sua placa ao longo do tempo. A Raspberry Pi Foundation até decidiu escrever uma postagem no blog explicando como adicionar um botão de reinicialização ao Raspberry Pi Pico usando um circuito de placa de ensaio.

 

Pisca led de baixa potência utilizando Padauk PFS154

 


 

 

O piscar de um LED está certamente entre o primeiro conjunto de problemas que qualquer especialista em eletrônica em ascensão está enfrentando, seja usando um antigo NE555 ou, mais recentemente, um microcontrolador para controlar o LED. Acontece que podemos transformar qualquer problema trivial em um problema mais difícil, alterando suas restrições. Então, o que dizer do desafio de piscar um LED com a carga de uma única bateria pelo maior tempo possível? Claro, também este não é um problema novo. O interessante do artigo é a solução comentada do problema.

 

Tecnologia e Cultura

Fuzix sistema operacional do tipo unix portado para raspberry pi pico

O Raspberry Pi Pico não é compatível com Linux, mas agora oferece suporte a outro sistema operacional semelhante ao Unix conhecido como Fuzix. O Fuzix de Alan Cox é um sistema operacional semelhante ao Unix para dispositivos mais antigos com menor capacidade de desempenho. Os dois posts recentes de David Given chamaram a atenção sobre a compatibilidade do sistema operacional com ESP8266 MCU e Raspberry Pi Pico. O sistema operacional Fuzix possui um kernel que é o núcleo central do sistema. Além disso, possui um compilador C e um conjunto de aplicativos básicos semelhantes ao sistema de arquivos UNIX. A porta Raspberry Pi Pico vem com muitos benefícios, como um sistema de arquivos Unix bem estruturado com sua compatibilidade para cartões SD através da interface SPI. Portanto, é compatível com o sistema operacional Fuzix. O conjunto completo de binários do Fuzix está disponível por meio de um console serial para UART0.

Video 1 - https://youtu.be/cDHcGY7EzUM 

 

Monitorando a pressão arterial de um jeito diferente

Alguém gosta da sensação de ter o braço espremido ao medir a pressão arterial? Bom... os pesquisadores da UC San Diego criaram um wearable médico não invasivo com um conjunto de sensores que podem medir a pressão arterial e monitorar vários produtos bioquímicos ao mesmo tempo. O dispositivo é um adesivo pequeno e flexível que adere à pele. Então, como consegue medir a pressão arterial sem causar desconforto? O sensor de pressão arterial consiste em oito transdutores piezoelétricos personalizados que refletem as ondas ultrassônicas nas paredes próximas e distantes da artéria. Em seguida, o sensor calcula o tempo de voo dos ecos resultantes para medir a dilatação e contração arterial, o que equivale a uma leitura da pressão arterial.

 

Plataforma de temperatura extendida para edge computing

A congatec é uma empresa que desenvolveu placas high end para ambientes onde a temperatura a ser suportada precisa ser mais alta. As plataformas fornecem todos os recursos e serviços necessários para uma operação confiável nos ambientes mais desafiadores. O pacote de valor inclui opções de resfriamento passivo robusto, revestimento conformal opcional para proteção contra corrosão causada por umidade ou condensação, uma lista de esquemas de placa transportadora recomendados e componentes que são projetados especificamente para a faixa de temperatura estendida para a mais alta confiabilidade. Este impressionante conjunto de recursos técnicos é complementado por uma oferta de serviço abrangente que inclui triagem de temperatura, teste de conformidade de sinal de alta velocidade, juntamente com serviços de design e todas as sessões de treinamento necessárias para simplificar o uso de tecnologias de computador integradas da congatec.

 

Extras

Como as empresas inteligentes de médio porte aumentam as vendas em um mundo virtual

Os dados mostram que manter as relações com os clientes foi um grande desafio para as empresas de médio porte em 2020. As vendas presenciais costumam ser um diferencial crucial para essas empresas, que têm menos recursos para colocar em ferramentas de vendas digitais e treinamento do que as empresas maiores. Mas algumas empresas de médio porte se adaptaram à venda virtual e não apenas se mantiveram durante a pandemia, mas também aumentaram as vendas. Eles fizeram isso usando conexões online para humanizar as interações, criando maior eficiência no processo de vendas e ultrapassando as fronteiras geográficas tradicionais.

 

R Studio

O R studio é uma IDE(ambiente integrado de desenvolvimento) em linguagem R normalmente utilizado para manipulação de dados e data science. Ele possui a versão opensource e uma versão paga.

 

Leitura da semana

Admirável mundo novo - Aldous Huxley

O livro mostra uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford. Essa é a visão desenvolvida no clarividente romance Huxley.

Ao lado de 1984, que criticava acidamente os governos totalitários de esquerda e de direita, o terror do stalinismo e a barbárie do nazifascismo, em Huxley o objeto é a sociedade capitalista, industrial e tecnológica, na qual a racionalidade se tornou a nova religião, a ciência é o novo ídolo, um mundo no qual a experiência do sujeito não parece mais fazer nenhum sentido, e no qual a obra de Shakespeare adquire tons revolucionários.

Entretanto, o moderno clássico de Huxley não é um mero exercício de futurismo ou de ficção científica. Trata-se, o que é mais grave, de um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos. Como um alerta de que, ao não se preservarem os valores da civilização humanista, o que nos aguarda não é o róseo paraíso iluminista da liberdade, mas os grilhões de um admirável mundo novo.