Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Sinta a temperatura externa ao levantar da cama

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Seu smartphone pode ser capaz de dizer como está o tempo lá fora, mas você teria que sair de si para realmente senti-lo. Para fazer isso no conforto da sua própria cama, o autor construiu um relógio que permite que você realmente sinta a temperatura. Vídeo abaixo com legendas em inglês. É basicamente uma caixa com um solenoide dentro para marcar o tempo e uma placa Peltier no topo. Dê duas batidas na caixa, que são detectadas por um elemento piezoelétrico, e ela informará a hora atual em incrementos de 15 minutos no formato de “torre sineira”. Dê três batidas nele e o ESP8266 buscará a temperatura ambiente externa de um serviço de nuvem e resfriará ou aquecerá o elemento Peltier até essa temperatura, usando um módulo acionador de motor H-bridge. O código e os arquivos de design estão disponíveis no GitHub se você quiser criar o seu próprio.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/gSyeP3w3fmc

 

Placa gráfica VGA com lógica 74XX


| Clique na imagem para ampliar |

Sentindo-se nostálgicos, presumimos, Glen Kleinschmidt decidiu construir uma placa controladora VGA de 640x480x64 a partir de chips lógicos discretos. Se ignorarmos a memória de vídeo SRAM Cypress de 512Kx8, ele também terá sucesso - e em um esquema A3 muito legível e de página única. O objetivo é fazer a interface com algumas de suas máquinas de 8 bits mais antigas, como o TRS-80 Modelo 1 e o BBC Micro, mas por enquanto ele está executando uma demonstração usando um micro PIC16F877 de 20 anos.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/PYd5TKs_X8s

 

Controles de corrida para dois jogadores para Daytona USA feitos em PVC

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O Daytona USA da SEGA é aquela grande máquina de corrida de arcade laranja que você lembra dos anos 90 e que ainda parece sobreviver nos cinemas e pizzarias em todo o mundo. Seus controles podem ser flutuantes e a física irreal, mas é provavelmente o único jogo de corrida que quase todo mundo já jogou em um ponto ou outro. Tom Tilley decidiu construir um equipamento de corrida de PVC para o jogo durante suas viagens pela Tailândia.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/edgN-7AtTis

 

Se você pode medir, você deve mostrar!


| Clique na imagem para ampliar |

 

Quando você pode ter certeza de que está registrando dados suficientes? Quando você estiver registrando todos os dados! Claro que há exceções à máxima irônica acima, mas certamente é um bom começo. Especialmente porque o armazenamento de dados em, por exemplo, um cartão SD é tão fácil e barato hoje em dia, não há quase nenhuma razão para não registrar quase todos os bits de dados que seu projeto pode produzir. Mesmo sem um cartão SD, muitos microcontroladores têm flash onboard suficiente, ou até mesmo RAM, para lidar com o que quer que você jogue neles. O truque, então, é dar sentido a esses dados e isso geralmente significa desenhar belas imagens. O artigo cobre exemplos de dados e como mostrá-los em uma forma elegante.

 

Makers indianos produzem concentradores de oxigênio em resposta a pandemia de covid 19


| Clique na imagem para ampliar |

 

Todos nós passamos o último ano ou mais sob a sombra da pandemia COVID-19 e, embora alguns de nós possamos ter sido vacinados ou passar por suas várias ondas, ainda está longe de terminar. Uma das partes do mundo mais atingidas no momento é a Índia, onde os serviços de saúde estão lutando para manter o suprimento de oxigênio adequado, tal é a demanda por pacientes doentes. A comunidade de hackers e makers da Índia aceitou o desafio e fez sua parte para fornecer os recursos necessários e, depois dos esforços de fabricação de PPE do ano passado, um grupo do hackerspace Makers Asylum em Goa lançou um novo desafio. Eles pretendem começar a produzir o concentrador de oxigênio OxiKit de código aberto estabelecido na comunidade hackerspace indiana usando peças fabricadas localmente e lançaram um esforço de crowdfunding para cobrir seu trabalho de desenvolvimento, prototipagem e certificação.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/8fDJ30SG4NA

 

 

Extras

5 erros que fazemos quando estamos sobrecarregados

Quando ficamos sobrecarregados durante tempos ocupados e desafiadores, a maneira como reagimos pode realmente piorar as coisas. Ao estar ciente dos cinco padrões comuns em que as pessoas oprimidas tendem a cair, você pode tornar as coisas mais fáceis para você e para as pessoas ao seu redor. Primeiro, pare de esperar pelo momento oportuno e realmente reserve um tempo para fazer as coisas que você sabe que irão ajudá-lo. Em segundo lugar, use sua mente inconsciente. Terceiro, substitua sua autocrítica por uma conversa interna compassiva. Quarto, considere seus valores e certifique-se de que são adequados para a situação. Finalmente, não perca oportunidades de encher sua xícara emocional.

 

Open Mqtt Gateway

O projeto OpenMqttGateway almeja concentrar em um gateway diferentes tecnologias diminuindo pelo modo como o número de gateways proprietários necessários e ocultando a singularidade das diferentes tecnologias por trás de um protocolo de comunicação simples e amplo.

 

 

Leitura da Semana

O caminho do artista - Julia Cameron

O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos.

Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte.

Esse livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade.