Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Um satélite cubesat por menos de 1000 dólares

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Quer contruir o seu próprio CubeSat? Existe uma solução em andamento. Um usuário se desafiou a contruir um por menos de 1000 dólares. Ele começa fazendo uma pesquisa das opções de baixo custo disponíveis no primeiro vídeo e descobre que não há um pacote completo para menos de US $ 10.000. Quando você adicionar todas as “opções” necessárias, a contagem final provavelmente estará bem acima de $ 20.000. Sua ideia não é apenas um sonho irreal. Ele ainda está com o projeto em andamento e você pode conferir o design e o protótipo no github https://github.com/rgw3d/1KCubeSat_Hardware.

Clique aqui e assista o vídeo.

 


 

Fique em contato com a sua avó com esta interface low tech

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Temos tantas opções para nos comunicarmos com nossos amigos e parentes durante o bloqueio, graças aos nossos smartphones e à quantidade de aplicativos que atendem a todas as necessidades possíveis. Por mais impressionantes que sejam, um smartphone não é adequado para todos. Em particular, as pessoas mais velhas podem achá-los menos fáceis de usar, e a consequente perda de capacidade de comunicação é abordada pela autora com o Yayagram, descrito em um tópico de tweets em espanhol e posteriormente traduzido para o inglês. Na parte superior da caixa está um microfone com botão push-to-talk, uma pequena impressora térmica e um conjunto de conectores de 1/4 " com fio de salto associado. Cada tomada corresponde a um parente, e uma mensagem de áudio para esse parente pode ser postada via Telegram simplesmente falando no microfone com o botão pressionado. As respostas são então impressas por meio da impressora térmica. Enquanto isso, nos bastidores está um Raspberry Pi segurando tudo junto.

 


 

Notificador Bluetooth

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 O telégrafo é uma maquina antiga do inicio do século passado. Com a substituição pelos computadores na década de 1960, caíram em desuso. Há um certo charme nessas máquinas. O coração da construção é um Arduino Mini, que recebe o conteúdo de texto das notificações do smartphone por meio de um módulo Bluetooth conectado à sua porta serial. A máquina monta um pequeno rolo de tira de papel, que é puxado por um motor de passo equipado com um fone de ouvido de borracha para maior aderência. A caneta é movida ao longo do papel por um servo usando um mecanismo Lambda para permitir que ela se mova perfeitamente perpendicular à direção de deslocamento do papel. Em vez de mover a caneta para cima e para baixo, o papel é empurrado para dentro da caneta por um solenóide montado embaixo. É um pequeno projeto divertido, e podemos imaginar que seja ótimo para fins educacionais. Ele ensina as habilidades necessárias para trabalhar com steppers, servos, solenóides e Bluetooth, tudo de uma vez.

Clique aqui e assista ao vídeo

 


 

Tecnologia e Cultura

O programa Samsung Galaxy Upcycling at Home visa redirecionar telefones mais antigos para dispositivos IoT

O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, é um problema discutido há anos e, em 2015, fizemos a pergunta “O que você faz com seus dispositivos e placas antigos?” pois muitos dispositivos acabam acumulando poeira ou guardados em uma gaveta. Algumas maneiras melhores incluem dá-los ou vendê-los a outras pessoas, ou reaproveitá-los. Por exemplo, um dongle HDMI Arm barato pode ser um dispositivo para baixar torrent, um telefone antigo pode ser transformado em uma câmera de vigilância, uma fonte de alimentação ATX pode ser convertida em uma fonte de alimentação de bancada, etc … Mas os dispositivos de reaproveitamento requerem algumas habilidades técnicas que muitos de os leitores mais técnico possui, mas não é realista esperar que o consumidor típico seja capaz de hackear seus dispositivos antigos em novos usando alguns tutoriais encontrados na Internet. O Programa de Upcycling Samsung Galaxy visa tornar a reciclagem de upcycling mais fácil para os proprietários de smartphones Galaxy e permite que eles usem os telefones como monitores de bebês, aquários inteligentes, alimentadores inteligentes para animais de estimação, etc … por meio de uma simples atualização de software.

 


 

Módulo de raspberry pi zero faz transmissão NTSC para sua TV

Jogar jogos antigos ou assistir a filmes antigos em sua placa Raspberry Pi Zero em uma interface de vídeo digital moderna como HDMI claramente estraga a experiência! Embora deva ser possível usar 2 pinos reservados para vídeo composto no Raspberry Pi Zero para conectar a uma TV antiga, o PiMod Zero HAT permite que você recupere aquela sensação retro, mesmo com TVs sem RCA composto e entradas de áudio transmitindo vídeo em VHF para televisores compatíveis com NTSC mais antigos.

 


 

Núcleo do Arduino oferece suporte para chip rp2040

Observamos e testamos o Raspberry Pi Pico Arduino Core não oficial que funciona em placas RP2040, incluindo o Raspberry Pi Pico. Mas o Arduino recentemente tuitou sobre o lançamento do Arduino Core mbed 2.0 que adiciona para as placas Raspberry Pi RP2040, incluindo as placas Arduino Nano RP2040 Connect e Raspberry Pi Pico. O Arduino usou o mbed pela primeira vez para sua placa Arduino Nano 33 BLE, pois não tinha um núcleo Arduino oficial para o microcontrolador Nordic nRF52840 Cortex-M4, e parece que fizeram o mesmo para Raspberry Pi RP2040, cuja implementação mbed depende do C SDK.

 


 

Extras

Não substime o poder da gentileza no trabalho

As organizações se beneficiam de promover ativamente a gentileza. Em locais de trabalho onde atos de gentileza se tornam a norma, os efeitos colaterais podem se multiplicar rapidamente. Quando as pessoas recebem um ato de bondade, elas retribuem, mostram as pesquisas - e não apenas para a mesma pessoa, mas frequentemente para alguém inteiramente novo. Isso leva a uma cultura de generosidade em uma organização. Os autores descrevem mais sobre os benefícios da gentileza apoiados em pesquisas, compartilham suas próprias pesquisas sobre como dar elogios aumenta a felicidade e oferecem dicas práticas para gerentes que desejam promover a gentileza em sua equipe.

 


 

GPIOZero - Raspberry PI

Este software é uma simplificação de como acessar o GPIO do Raspberry Pi. Ele já vem instalado, mas nem todo mundo sabe utilizá-lo. É um bom começo ler a documentação!

 


 

Leitura da Semana

Direto ao Ponto - Anders Ericsson

Esqueça tudo o que você já ouviu sobre talento, dom, predisposição genética, habilidades às vezes inatingíveis que dividem as pessoas entre “capazes” e “incapazes”. O segredo para o sucesso é muito mais simples e alcançável do que você imagina, e pode ser resumido em uma palavra: PRÁTICA.

Direto ao Ponto traz os resultados de mais de 30 anos de pesquisa para desvendar os mitos da expertise e da excelência e vai te ajudar a identificar padrões que podem retardar seu processo de desenvolvimento.