Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Ploter de caneta mais simples que você verá

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um projeto de construção simples. Obviamente não dá pra fazer muita coisa, mas a graça desse projeto é a simplicidade e a facilidade de execução. Veja no vídeo abaixo.

Assista ao vídeo.

 


 

Controlando o ESP32 com Google Home Assistant e Alexa

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Esse projeto mostra de maneira simples, como efetuar uma automação utilizando componentes simples e tendo uma execução rápida com bons resultados. Confira no link abaixo:

Clique aqui e assista ao vídeo.

 


 

Projeto de saturação sanguínea com chip único e arduino

Embora esse projeto seja simples, está extremamente bem explicado. Pra quem quer se aventurar em projetar um circuito que meça a saturação sanguínea é um execelente modelo de referência.

 


 

Tecnologia e Cultura

Transferência de energia sem fio em larga escala

As técnicas de transferência de energia sem fio estão aumentando e liberando os dispositivos de cabos e cabos de carga. Mas o carregamento sem fio usa radiação de micro-ondas potencialmente prejudicial ou dispositivos necessários para serem colocados em bases de carregamento dedicadas. Pesquisadores da Universidade de Michigan e da Universidade de Tóquio desenvolveram um sistema para fornecer eletricidade pelo ar com segurança, potencialmente transformando edifícios inteiros em zonas de carregamento sem fio. O sistema usa uma superfície condutora nas paredes da sala e um polo condutor para gerar campos magnéticos.

 


 

Terapia com RNA lutando contra doenças trabalhando com o sistema imunológico

Antes da pandemia de SARS-CoV-2 se estabelecer, poucas pessoas sabiam da existência de vacinas de mRNA. No entanto, após meses de vacinações da Moderna e BioNTech e indicações claras de proteção robusta para milhões de pessoas, agora parece difícil imaginar um mundo sem a tecnologia de vacina de mRNA, especialmente porque vacinas mais tradicionais parecem vacilar contra as novas variantes do COVID-19 e o as devastações dos chamados ‘Long COVID’ tornam-se mais aparentes.

 


 

Um método para resolver problemas do jeito certo

Todos nós já experimentamos aquele momento mágico quando, depois de incontáveis horas frustrantes de experimentação e torturando seu cérebro, o objeto de nossa atenção começa a funcionar. A impressora 3D finalmente produz um bom resultado. O laptop hackeado finalmente inicializa. O motor do carro finalmente ronrona. A questão é: sabemos por que começou a funcionar? Isso é mais importante do que você imagina. Saber a resposta permite que você confirme se o problema principal foi resolvido; caso contrário, você pode ter corrigido apenas um sintoma. E a falta de compreensão significa que consertar um problema pode apenas criar outro.

 


 

 

Extras

Novas réguas para medir qualidade

Esse artigo da Fapesp mostra novos meios de qualidade para medir a produção científica de cada país e como os recursos podem ser melhor aplicados.

 


 

 

Mongoose OS

O Mongoose OS é um firmware para desenvolvimento voltado para IoT.

 


 

Leitura da Semana

O andar do bêbado - como o acaso determina as nossas vidas - Leonard Mlodinow

Best-seller nacional e internacional, com cerca de 180 mil exemplares vendidos no Brasil! Esta edição comemorativa celebra os 10 anos de lançamento do best-seller O andar do bêbado, do físico e matemático Leonard Mlodinow. Não estamos preparados para lidar com o aleatório e por isso não percebemos como o acaso interfere em nossas vidas. Nesse livro notável, Mlodinow combina os mais diferentes exemplos para mostrar que as notas escolares, diagnósticos médicos, sucesso de bilheteria e resultados eleitorais são, como muitas outras coisas, determinados por eventos imprevisíveis. Este livro instigante pões em xeque tudo que acreditamos saber sobre como o mundo funciona. E, assim, nos ajuda a fazer escolhas mais acertadas e a conviver melhor com os fatores que não podemos controlar. “Um guia maravilhoso e acessível sobre como o aleatório afeta nossas vidas” Stephen Hawking “Mlodinow escreve num estilo leve, intercalando desafios probabilísticos com perfis de cientistas… O resultado é um curso intensivo, de leitura agradável, sobre aleatoriedade e estatística.” George Johnson, New York Times