Computadores podem se regenerar com Nanodispositivos (NT004)

Pesquisadores da Narthwestern University (USA) criaram um nanomaterial híbrido que consiste de partículas condutoras de eletricidade cobertas com uma substância química carregada negativamente. A finalidade destas partículas é permitir que computadores sejam capazes de regenerar conexões ou ainda mudar as funções dos seus componentes internos quando necessário.

O MATERIAL HÍBRDO CRIADO POR Bartos Grzybowsky, professor da NWU, combina silício e polímeros para formar nanopartículas eletrônicas. Essas partículas podem manusear correntes de elétrons fluindo em direções múltiplas ou mesmo opostas.

 

 

Segundo acredita-se essa partículas podem ser usada dentro de 10 a 15 anos para formar FinFet transistors, que seriam capazes de se regenerar. Estes transistores de dupla comporta poderiam mudar suas propriedades elétricas a partir de um sinal externo.

O novo material possibilitaria a reconfiguração de componentes através de sinais externos, alterando assim sua função num circuito. O passo seguinte seria fazer novas conexões num circuito, regenerando-o ou mudando sua configuração, mas isso, segundo se acredita ainda está longe de ocorrer.


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia