Nosso destaque para produtos eletrônicos disponíveis na Mouser Electronics vai para a família XLG de Drivers de LEDs da Mean Well. Fornecendo uma saída constante, esses drivers são fornecidas em versões de 75 e 100 W. Trataremos um pouco mais deles neste artigo.

Os LEDs drivers da série XLG da Mean Well apresentam uma eficiência que alcança os 94,5% com uma alta tensão de saída. A faixa de tensões de entrada vai de 100 a 305 Vac sendo fornecido em invólucro metálico para aplicações em interiores e em ambientes externos.

 


 

 

Dentre as aplicações sugeridas pela Mean Well temos a iluminação de prédios, ruas, palcos, horticultura etc.

Informações adicionais, incluindo compra pela Mouser Electronics podem ser acessadas no link: https://br.mouser.com/new/meanwell/mean-well-xlg-75-100-led-drivers/

A série conta com diversos tipos com correntes de saída que vão de 700 mA a 8ª e tensões de saída de 12 a 71 Volts em um canal e potências de 75W a 100 W. Todos os modelos possuem recursos de ajuste de brilho.

Como exemplo de características, já que se pode obter todos os datasheets no link indicado, tomamos o modelo com saída de 12 V, XLG-100-12-A. O datasheet desse produto pode ser acessado em: https://www.meanwell.com/webapp/product/search.aspx?prod=XLG-100#1  

Na figura 1 temos o diagrama de blocos deste driver de LED de corrente constante que opera em frequências de chaveamento 120 ou 130 kHz conforme a rede seja de 50 ou 60 Hz.

 

Diagrama de blocos
Diagrama de blocos

 

 

Outras características que se destacam nestes driver são:

- Proteção contra surtos

- Recursos de proteção

- Caixa metálica para operação em diversos ambientes

- Longa duração: garantia maior que 50 000 horas ou 5 anos

Na figura 2 temos dois gráficos de performance com as regiões recomendadas de operação para os dois modelos disponíveis.

 

Regiões de performance recomendada
Regiões de performance recomendada

 

Na figura 3 temos um dos 3 modos de operação com dimmer. Nele, o controle é feito a partir de uma tensão externa.

 

Operação com dimmer
Operação com dimmer

 

Outros modos incluem o PWM e resistivo. Estes modos são detalhados no datasheet.

Outras informações importantes para o uso deste driver da Mean Well podem ser obtidas no datasheet.