Nosso componente em destaque é um conversor DC-DC não isolado de 48 V para ponto de carga regulado da Vicor disponibilizado pela Mouser. Este conversor para aplicações importantes em data centers, sistemas industriais e veículos autônomos tem entradas de 40 a 60V e saídas de 10 a 13,5V.

Elaboramos este artigo com base no datasheet da Vicor que pode ser acessado em: https://www.mouser.com/datasheet/2/685/ds_DCM3717S60E14G5TN0_VICOR-1857922.pdf

A página para aquisição através da Mouser Electronics pode ser acessada em: https://www.mouser.com/new/vicor/vicor-dcm3717-converters/ 

O DCM3717 é um módulo conversor CC-CC regulado não isolado que opera a partir de uma entrada semi-regulada de 40 a 60 V para gerar um faixa de tensão de saída de ponto de carga regulada de 10,0 - 13,5 V. O DCM3717 na configuração do pacote SM-ChiP utiliza o processo Vicor de comutação de tensão zero patenteado (ZVS) um estágio regulador boost de tensão seguido por um conversor senoidal de amplitude senoidal (SAC™).

Aproveitando os benefícios da densidade térmica do Vicor SMChiP tecnologia de invólucro, o DCM oferece flexibilidade térmica.

Na figura 1 temos o aspecto do componente.

 

Figura 1 - Aspecto
Figura 1 - Aspecto

 

 

Características importantes que merecem destaque são sua eficiência térmica que alcança os 97%, operação contínua até 750W ou 62,5A de operação contínua.

A frequência de comutação vai até 1MHz e ele conta com shutdown interno de corrente e temperatura. Temos ainda a destacar a possibilidade de ligação de diversas unidades em paralelo.

Na figura 2 temos um diagrama de blocos funcionais para este componente.

 

Figura 2 – Diagrama de blocos funcionais
Figura 2 – Diagrama de blocos funcionais

 

 

Na figura 3 temos uma aplicação com uma única unidade.

 

Figura 3 – Aplicação típica para 1 unidade
Figura 3 – Aplicação típica para 1 unidade

 

 

Na figura 4 temos a aplicação para duas unidades ligadas em paralelo.

 

Figura 4 – Conexão em paralelo
Figura 4 – Conexão em paralelo

 

 

No datasheet podem ser encontradas informações adicionais como a pinagem com as funções dos pinos, tabelas com os máximos e condições recomendadas de operação.

Também são mostrados diversos gráficos com o desempenho do componente como, por exemplo, o mostrado na figura 5 que mostra a tensão de saída em função da corrente de carga.

 

Figura 5 - Desempenho
Figura 5 - Desempenho

 

Uma descrição completa do funcionamento é dada no detalhado datasheet que conta com 32 páginas. Nele temos ainda considerações térmica, inclusive com o posicionamento recomendado nas aplicações práticas.