NOSSAS REDES SOCIAIS -

DEMO9S08QE32 - Ferramenta de Desenvolvimento Para Microcontroladores MC9S08QE32 da Freescale (COM359)

O trabalho com microcontroladores exige não apenas ferramentas apropriadas para o projeto como também ferramentas que permitam avaliar o funcionamento de um projeto já feito. Da mesma forma, um dos pontos que mais é levado em conta na escolha de uma ferramenta é seu custo. A ferramenta apresentada, de baixo custo, atende aos projetos que utilizam os microcontroladores Freescale MC9S08QE32, contendo um circuito Multilink Embutido P&E que possibilita um debugging e programação do microcontrolador.(2009)

O conjunto da ferramenta de desenvolvimento contém a placa base DEMOOQE e uma placa filha DC9S08QE32 instalada, um CD com informações sobre seu uso, duas pilhas AAA e um certificado de garantia da Freescale.

Os dispositivos suportados pela placa são os microcontroladores MC9S08QE32 em invólucro QFN. Uma documentação complementar pode ser acessada no site da Freescale contendo os códigos de aplicação, esquemas, etc. Diversos links também são acessados no site, como fóruns de discussão e FAQs.

O Hardware da placa de demonstração e desenvolvimento para os microcontroladores é simples de usar dados os seus recursos. Uma porta opcional BDM é fornecida para possibilitar o uso de uma interface externa BDM como a Cyclone PRO, um programador automático, ou ainda Multilink USB. Na figura 1 temos o aspecto desta placa.

 

 Figura 1 - A placa de desenvolvimento e avaliação para microcontroladores Freescale.
Figura 1 - A placa de desenvolvimento e avaliação para microcontroladores Freescale.

 

 

A placa contém ainda um analisador lógico on-board e uma porta virtual serial. Na placa existem ainda 4 conectores machos 8 x 2 para a troca de placas-filha. Temos nesta placa ainda um conector RS-232 e uma chave ON/OFF com LED indicador. A alimentação é feita com tensões entre 5 e 12 VDC através de um conector via fonte externa. Outros recursos incluem uma saída de 3 V e uma saída de 2,1 V, ambas reguladas e entrada a partir de bateria.

Os recursos para o usuário incluem uma entrada de habilitação para um acelerômetro de 3 eixos, 8 LEXDs, 4 push-buttons e 1 buzzer além de um potenciômetro de 10 k. Os jumpers permitem a programação de funções adicionais como COM_EN, TXD_EN, RXD_EN e INPUT_EN, todos para habilitação.

Destacamos o analisador lógico on-board nesta placa que possui dois anais e que pode ser usado para apresentar dados capturados em tempo real na tela do PC hospedeiro. Os canais IN0 e IN1 do analisador lógico são conectados via PTC0 e PTC1 da placa através dos jumpers J11. Os canais podem ser conectados a qualquer pino do processador por jumpers feitos com fios (não incluídos). A ferramenta para o analisador lógico está disponível no CD que acompanha a ferramenta de desenvolvimento.

Mais informações como a utilização completa desta ferramenta podem ser obtidas na vasta documentação disponível na Internet.

 

Datasheet do MC9S08QE32

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Mudar
Quanto mais isso muda, mais fica a mesma coisa. (Plus as change, plus cest La même chose.)
Alphonse Karr (1808 1890) As Vespas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)