Montagens simples envolvendo eletricidade podem ser feitas por alunos do primeiro grau e demonstradas com êxito em feiras de ciências ou ainda usadas como trabalhos escolares. Neste artigo focalizaremos dois projetos muito simples para o leitor montar, demonstrar e se divertir.

Existem montagens simples, baratas e fáceis de elaborar que no entanto podem servir de demonstrações para princípios importantes da física, química e mesmo da própria eletrônica. Neste artigo descrevemos duas destas montagens que podem inclusive servir para o leitor aprender um pouco de eletricidade em casa.

 

CONDUTIVIDADE DE SOLUÇÕES

Este projeto visa demonstrar que a água pura é má condutora de eletricidade.

Mesmo a água de torneira ou de fontes que contém impurezas não conduz muito bem a corrente elétrica.

No entanto, se dissolvermos na água certas substâncias como o sal de cozinha, ácido sulfúrico ou ainda soda cáustica a água se toma boa condutora de eletricidade.

Como comprovar isso numa experiência?

O que fazemos é ligar uma lâmpada incandescente (não serve outro tipo de lâmpada) à rede de energia, mas de tal forma que a corrente para acender esta lâmpada tenha de passar por um copo contendo água.

Evidentemente, se a água for pura, não haverá jeito da corrente passar e a lâmpada permanecerá apagada, o que o aluno vai explicar aos visitantes da feira.

No entanto, se em seguida ele jogar uma colherzinha de sal nesta água, imediatamente o sal se dissolve (ocorrerá um processo químico chamado dissociação iônica) e a água se torna condutora.

Os visitantes, com surpresa verão a lâmpada acender com um bom brilho indicando a passagem da corrente.

Para repetir a experiência numa segunda demonstração devemos retirar a água com sal, lavá-lo e colocar novamente água pura.

Obs.: muito cuidado deve ser tomado com esta experiência, pois a lâmpada estará ligada a rede de energia e por isso não devemos tocar em qualquer fio ou mesmo na água pois isso pode causar choques perigosos.

 

O APARELHO

Para a experiência o leitor vai precisar do seguinte material:

1 lâmpada incandescente de 15 a 40 watts com soquete

1 cabo de alimentação (fio duplo com plugue para ligar na tomada)

2 pedaços de tio rígido com as pontas descascadas de 30 a 40 cm

1 copo comum

1 colher

1 pouco de sal

Na Figura 1 temos o modo de se fazer as ligações com os símbolos dotados.

 

   Figura 1 – AO jogar o sal a lâmpada acende
Figura 1 – AO jogar o sal a lâmpada acende

 

Este desenho pode servir de base para o aluno fazer um cartaz.

Se o aluno quiser usar outras substâncias para demonstrar que nem tudo que é dissolvido na água a toma condutora pode experimentar as seguintes:

Açúcar (a água não se torna condutora)

Vinagre (a água conduz um pouco - a lâmpada acende fraca)

Cal (a água não se toma condutora)

Terra (a água se torna levemente condutora – a lâmpada acende fraca)

Cuidado: não use ácidos nem soda cáustica se não tiver quem oriente a respeito do manuseio destas substâncias que são perigosas!

 

 

UM COMPUTADOR SIMPLES

Um tipo de computador simplificado que pode encontrar respostas para perguntas formuladas se baseia no que se chama de "matriz de coincidência".

As perguntas e respostas são previamente interligadas, mas em disposições que o operador não conhece.

Se for formulada uma pergunta e o operador escolher a resposta a corrente pode passar pelo circuito e uma lâmpada iniciando o acerto acende.

Muito simples de montar, este computador pode servir de teste de inteligência, abordando diversas matérias.

Para sua montagem precisamos do seguinte material:

1 tábua de aproximadamente 40 x 60 cm

30 preguinhos de 3 cm a 5 cm ou parafusos com porcas

2 pilhas médias ou grandes

1 lâmpada de 3 V (de lanterna de duas pilhas)

2 pregos grandes

Fita isolante

5 metros de fio

Na figura 2 temos a montagem desse aparelho.

 

Figura 2 – Montagem do computador
Figura 2 – Montagem do computador

 

 

Os preguinhos são interligados por pedaços de tio de forma aleatória, mas que o "programador" conheça.

Para melhorar o contato entre os preguinhos use solda.

Para o caso de parafusos, um bom aperto de porcas segurando o fio é suficiente.

As pontas de prova são feitas soldando-se ou prendendo-se os fios: nos pregos maiores e depois segurando o local com fita isolante.

Teste todas as combinações e respostas de modo a verificar se a lâmpada acende. Se isso não ocorrer, fixe melhor os fios correspondentes.

Cartelas com perguntas e respostas devem então ser encaixadas no painel.

Uma cartela simplificada é mostrada na figura 3 contendo países e capitais.

 

   Figura 3 – Cartela de países e capitais
Figura 3 – Cartela de países e capitais

 

Para operar o aparelho, fixe a cartela em posição e peça para que alguém escolha uma pergunta encostando uma dos pontas de prova no prego correspondente.

Depois a mesma pessoa deve escolher a resposta que acha certa, encostando a outra ponta de prova no prego correspondente. Se a lâmpada acender a resposta estará correta.

Na figura 4 mostramos um modo de se usar um LED que é do tipo de "lâmpada" de estado sólido, mais econômico (consome menos pilhas) e que é encontrada em diversas cores.

 

Figura 4 – Usando LEDs
Figura 4 – Usando LEDs

 

 

Observe que este LED precisa ser soldado numa pequena de terminais com um resistor e na posição certa para que ele acenda.

Na foto temos a aluna Renata André Ribeiro que apresentou na 2° Feira de Ciências do Colégio Mater Amabilis de Guarulhos sua experiência "Condutividade de Soluções". (foto de 1991)

No mesmo trabalho também ainda participaram as alunas Mayra Otta e Denise Rahal.


 

 

Na segunda foto demos o "Simples Computador" apresentado por alunos de outro grupo na mesma escola, durante à feira que foi realizada no dia 09/11/91.