Os jogos eletrônicos atualmente estão nos computadores , celulares e tablets. Com isso poucos são os que ainda pensam em jogos de brinquedo e muito menos de jogos de cartelas. No entanto, o circuito que apresentamos pode ter uma finalidade didática para quem estuda eletrônica digital, ou mesmo servir de brinquedo dos velhos tempos.

Os jogos de tabuleiro, do tipo que usa dados ou piões para sortear números ou jogadas ainda podem ser vistos em lojas de brinquedos, mas sua atratividade é bem menor atualmente.

De fato, os jogos em computadores, tablets e celulares são muito ais ricos e dinâmicos e em alguns casos não custam praticamente nada.

No entanto, podemos montar um sorteador eletrônico de jogadas para um jogo simples de tabuleiro, ou com outras finalidades, aplicando nossos conhecimentos de eletrônica digital.

O que este jogo faz é sortear 1 de 4 jogadas possíveis, indicadas por LEDs e usando um circuito integrado TTL 7490.

As jogadas podem ser números de 0 a 9 ou do tipo avance um, avance dois, fique onde está e volte um, etc. para um jogo de corrida com uma pista conforme a mostrada na figura 1.

 

   Figura 1 – Corrida de tabuleiro
Figura 1 – Corrida de tabuleiro

 

 

O circuito é bastante simples e já inclui um regulador de 5 V que permite sua alimentação com tensões de 9 a 12 V.

Na figura 2 damos uma sugestão de fonte de alimentação simples para o circuito.

 

   Figura 2 – Fonte de alimentação para o jogo
Figura 2 – Fonte de alimentação para o jogo

 

 

Como Funciona

Um multivibrador astável com dois transistores gera um número aleatório de pulsos quando pressionamos e soltamos S2.

Estes pulsos são aplicados a um contador BCD com o circuito integrado 7490.

O circuito 7490 fornece então uma saída em binário que deve ser lida pelo jogador.

Por exemplo, se o primeiro LED com peso 1 acender e o terceiro com peso 4 acender, o resultado será 4 + 1 = 5.

Veja em BCD no nosso almanaque do site ou no curso de Digital como fazer essa leitura.

O capacitor C2 faz com que o número sorteado não seja imediato, com o multivibrador oscilando por algum tempo depois de soltarmos S2.

Isso evita que o jogador possa ter qualquer controle sobre o número que será sorteado.

 

Montagem

O diagrama completo do jogo é mostrado na figura 3.

 

    Figura 3 – Diagrama do Digigame
Figura 3 – Diagrama do Digigame

 

A placa de circuito impresso para a montagem é mostrada na figura 4.

 

  Figura 4 – Placa de circuito impresso para a montagem
Figura 4 – Placa de circuito impresso para a montagem

 

Na montagem, observe a posição dos circuitos integrados e dos transistores.

Observe também a polaridade dos LEDs e dos capacitores eletrolíticos que devem ter tensão de trabalho de 6 V ou mais.

Os resistores são de 1/8 W com qualquer tolerância e o regulador de tensão não precisa de dissipador de calor.

Para testar, basta pressionar e soltar S2.

Os LEDs devem correr e parar numa combinação qualquer de LEDs acesos.

 

CI-1 – 7805 – circuito integrado

CI-2 – 7490 – circuito integrado

Q1,Q2 – BC548 – transistores NPN de uso geral

LED1 a LED4 – LEDs vermelhos comuns

S1 – Interruptor simples

S2 – Interruptor de pressão NA

B1 – 9 V – bateria ou fonte

C1 – 100 nF – capacitor cerâmico ou poliéster

C2 – 470 uF – capacitor eletrolítico

C3, C4 – 470 nF – capacitores cerâmicos ou poliéster

R1 – 5k6 ohms – resistor- verde, azul, vermelho

R2 ,R3 – 47k ohms – resistor – amarelo, violeta, laranja

R4 a R8 – 1 k ohms – resistores – marrom, preto, vermelho

Diversos:

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, fios, solda, etc.