Este transmissor de ruído produz um sinal que cobre todas as frequências da faixa de FM num raio de algumas dezenas de metros impedindo assim a ação de pequenos transmissores espiões que possam estar em ação neste local. Outra possível aplicação para este circuito é como teste para receptores ou outros dispositivos que possam estar sujeitos a interferências.
Pequenos transmissores de FM para espionagem podem ser montados ou comprados com facilidade. Isso significa uma grande vulnerabilidade de empresas e mesmo pessoas que facilmente teriam suas conversas gravadas, revelando segredos que trariam prejuízos de diversas ordens.
Se bem que um receptor especial ou ainda um medidor de intensidade de campo possa ajudar na detecção de um transmissor de espionagem escondido em qualquer escritório ou sala de reuniões, o melhor mesmo é ter algum dispositivo anti-espionagem que dificulte ou impeça a operação de tal equipamento dentro de um certo raio de ação.
O que propomos neste artigo é um transmissor gerador de ruído que cobre a faixa de FM e mesmo parte da faixa de VHF num raio de algumas dezenas de metros, impedindo que receptores captem sinais de algum pequeno transmissor escondido.
O circuito gerador de ruído pode ser ligado em qualquer tomada e impede o funcionamento de receptor de FM nas suas vizinhanças, receptores que seriam usados para captar os sinais de transmissores secretos, como sugere a figura 1.




Evidentemente, a potência de tal equipamento não pode e não deve ser aumentada, pois causaria interferências em receptores para a faixa de FM, o que é ilegal.
Assim, o uso de tal transmissor é recomendado apenas para o caso de estabelecimentos que não tenham residências próximas que poderiam sofrer interferências na faixa de TV e FM.



COMO FUNCIONA
Um oscilador de áudio com base num circuito integrado 555 gera um sinal dente-de-serra cuja frequência tanto pode ser ajustada em P1, como depende de C1. No nosso caso, uma frequência entre 200 e 2000 Hz é conveniente para a aplicação desejada.
O sinal dente-de-serra controla a frequência de um transmissor atuando sobre um diodo varicap (D1).
O diodo varicap (ou de capacitância variável) tem sua capacitância dependente da tensão aplicada. Como este diodo está no circuito de sintonia de um oscilador de alta frequência, a frequência do sinal transmitido varia constantemente dentro de uma faixa relativamente larga, conforme ilustra a figura 2.



A largura da faixa depende da tensão aplicada. No nosso caso, fazendo o circuito operar com uma tensão relativamente elevada, podemos varrer com facilidade toda a faixa de FM e mesmo parte da faixa de VHF onde poderia operar algum transmissor secreto de espionagem.
A potência, por motivos que já explicamos, é limitada pelo tipo de transistor usado e também pela sua polarização, basicamente pelo resistor de emissor.
A antena, também por motivos de potência, não pode ser maior do que uns 40 a 80 cm.



MONTAGEM
Na figura 3 temos o diagrama completo do transmissor anti-espião.

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é apresentada na figura 4.





A bobina L1 é formada por 4 espiras de fio 22 a 26 sem forma com diâmetro de 1 cm.
Os capacitores devem ser todos cerâmicos, exceto C1 que também pode ser de poliéster.
Os resistores são de 1/8W e o transistor admite equivalentes assim como o diodo varicap. Evidentemente, a faixa varrida vai depender do diodo usado.


PROVA E USO
Ligue nas proximidades do aparelho um receptor de FM sintonizado em qualquer estação.
Ligue o transmissor anti-espião. Deve ocorrer um forte zumbido cobrindo toda a faixa e impedindo o receptor de sintonizar estações. Ajuste o zumbido em P1 de acordo com o efeito desejado.
Para usar, basta deixar o transmissor ligado na sala de conferências ou reuniões em que se suspeita haver algum transmissor espião.



LISTA DE MATERIAL

Semicondutores:
CI-1 - 555 - circuito integrado, timer
CI-2 - 7812 - circuito integrado, regulador de tensão
Q1 - BF494 ou equivalente - transistor NPN de RF
D1 - BB809 ou equivalente - diodo varicap
D2, D3 - 1N4002 - diodos retificadores de silício

Resistores: (1/8W, 5%)
R1, R4 - 10 k ohms
R2 - 4,7 k ohms
R3 - 220 k ohms
R5 - 5,6 k ohms
R7 - 220 ohms
P1 - 100 k ohms

Capacitores:
C1 - 47 nF - poliéster ou cerâmico
C2 - 4,7 nF - cerâmico
C3 - 1 nF - cerâmico
C4 - 4,7 pF - cerâmico
C5 - 100 nF - cerâmico
C6 - 100 µF/16 V - eletrolítico
C7 - 1000 µF/25 V - eletrolítico

 

Diversos:
L1 - Bobina - ver texto
A - antena - ver texto
T1 - Transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 12+12 V de 300 a 500 mA
Placa de circuito impresso, caixa para montagem, cabo de força, fios, solda, antena, etc.