Com a placa brinde desta edição, você montará um interessante protetor de extensão de linhas telefônicas que impede qualquer tipo de escuta clandestina ou interferência com o telefone principal. Simples de montar ele é perfeitamente seguro e não precisa de fonte de alimentação já que opera com a própria tensão da linha telefônica.

Obs.: este artigo é de 1992, aplicando-se aos telefones analógicos.

A preocupação cada vez maior contra o chamado "grampeamento" leva-nos a pensar num meio eletrônico eficiente de proteção. Como evitar que as nossas conversas sejam escutadas numa extensão quando não desejamos isso?

Como saber se existe alguma extensão clandestina em nossa linha telefônica caracterizando uma operação de espionagem?

Uma maneira de nos mantermos seguros é evitar que qualquer tipo de extensão funcione quando o telefone principal estiver em operação.

O aparelho ultra-simples que descrevemos neste artigo tem justamente esta finalidade além de algumas outras que serão explicadas a seguir.

Com extensões normais, na sua primeira aplicação, ocorrendo uma ligação, se o telefone normal atende, o protetor desliga a extensão, tornando assim a ligação confidencial sem a possibilidade de escuta pela extensão.

Com este sistema você pode a partir do telefone principal interromper a qualquer momento uma conversa via extensão, bastando para isso tirar o fone do gancho, (figura 1).

 

Figura 1 – O protetor pode impedir o uso da extensão
Figura 1 – O protetor pode impedir o uso da extensão

 

Se o leitor possui uma secretária eletrônica, o protetor tem uma aplicação importante: se a secretária atende um chamado, mas você resolve atender o telefone principal, basta tirá-lo do gancho pois o protetor desliga a secretária impedindo a desagradável interferência da mensagem gravada.

Para o caso de aparelhos de fax compartilhando a mesma linha com um telefone o protetor também encontra sua utilidade.

Se houver a interferência de alguém pegando o telefone da extensão quando a máquina estiver recebendo uma mensagem pode haver um corte na recepção com a perda de dados.

Com o uso do protetor, o telefone passa a ser visto como uma extensão: quando o fax estiver funcionando não adianta tirar o telefone do gancho que ele não funciona, e os dados recebidos não sofrerão qualquer corte.

Para os que possuem modems, terminais de video-texto e outros sistemas de transferências de dados via linha telefônica o aparelho também é útil.

Se alguém tentar usar a linha telefônica quando tais aparelhos estiverem sendo usados, a informação pode ficar totalmente prejudicada. Isso é evitado com o aparelho protetor que inibe a ação da extensão.

Mas, certamente a aplicação que mais chama a atenção é a referente a proteção contra espionagem, extensões e gravações secretas que podemos ter com o protetor, (figura 2).

 

Figura 2 – Proteção contra espionagem
Figura 2 – Proteção contra espionagem

 

 

Se houver qualquer tentativa de se conectar o aparelho a sua linha telefônica, isso causa o emudecimento de seu aparelho indicando que algo anormal está ocorrendo.

Mesmo a conexão de um gravador fora de sua casa ou estabelecimento causa este emudecimento, fornecendo assim, uma proteção para seu aparelho.

O circuito usado é totalmente transparente o que significa que não prejudica nem interfere na qualidade das ligações telefônicas.

A pequena placa de circuito impresso pode ser instalada dentro de um conector padrão Telebrás e para ser feita sua instalação não se necessita de qualquer tipo de ferramenta especial.

A colocação dentro do conector impede que qualquer pessoa perceba sua presença, causando assim eventuais embaraços ao seu usuário.

 

COMO FUNCIONA

O circuito é extremamente simples operando como uma carga artificial que é ativada quando ocorre a alteração da tensão da linha telefônica pela retirada do telefone do gancho e neste caso, o telefone emudecerá (ao ser ligado o grampo).

Conforme podemos ver pelo circuito principal, temos dois diodos zener neste circuito. O primeiro ligado na base do transistor faz com que este transistor conduza e, portanto, aplique toda a tensão da linha no segundo quando a tensão for maior que 18 V.

Com a tensão de linha menor que 18 V, o transistor não é polarizado e o aparelho se comporta como um circuito aberto.

O uso dos 4 diodos faz com que não haja necessidade de observarmos a polaridade da ligação na linha telefônica quando conectamos o aparelho.

 

MONTAGEM

Na figura 3 temos o diagrama completo do protetor.

 

   Figura 3 – Diagrama do protetor
Figura 3 – Diagrama do protetor

 

 

A placa de circuito impresso é mostrada na figura 4.

 

   Figura 4 – Placa de circuito impresso para a montagem
Figura 4 – Placa de circuito impresso para a montagem

 

 

O transistor é o BC547 não sendo recomendados os equivalentes de menor tensão (BC548 e BC549) dada a possível existência de transientes na linha que poderiam queimá-los com facilidade.

Os diodos são 1N4002 ou equivalentes de maior tensão como os 1N4004, 1N4007, etc.

DZ1 é um diodo zener de 3,3 V x 400 mW como o BZX79C3V3. Na falta do BZX79C3V3 ou outro zener de 3,3 V ligue 3 ou 4 diodos 1N4148 em série, polarizados no sentido direto.

O diodo zener D22 é de 18 V x 400 mW como o BZX79C18V. As tensões devem ser rigorosamente as indicadas para funcionamento prefeito. Na montagem cuidado com a polaridade de todos os componentes, para que não ocorram problemas de funcionamento.

O resistor R1 (47 k ohms) é opcional, podendo ser necessários nos casos em que se notar instabilidade de funcionamento, o que não ocorre normalmente no Brasil.

 

O aparelho é ligado em série com a linha, de modo que ao se intercalar o conector já temos esta conexão, sem problemas.

 

PROVA E USO

Para provar o aparelho o leitor precisa de uma linha telefônica com extensão, fazendo a conexão conforme mostra a figura 5.

 

 Figura 5 - Conexão
Figura 5 - Conexão | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Usando uma linha ou outra deve ocorrer o funcionamento normal dos aparelhos. No entanto, se a extensão estiver sendo usada, quando o fone do aparelho principal for retirado do gancho deve haver o desligamento automático da extensão e o aparelho principal deve funcionar normalmente.

Para o caso de fax, modems a instalação é a mesma. Quando a linha principal estiver sendo usada a extensão fica inibida.

Se você não tiver extensão e usar o aparelho em caso de "grampo" o seu aparelho ficará mudo. O mesmo ocorre se for feita a ligação de uma extensão clandestina.

 

Semicondutores;

Q1 - BC547 - transistor NPN

D1, D2 e D3 - 1N4002 - diodos de silício

DZ1 - 3V3 x 400 mW - diodo zener

DZZ - 18 V x 400 mW - diodo zener

Diversos: placa de circuito impresso, conector telefônico, fios, solda, etc.