Um amplificador de sinais que permite melhor recepção das estações fracas tanto no carro como em sintonizadores domiciliares de AM e FM. Se você costuma viajar e sente dificuldade em manter sintonizada sua estação predileta tão logo se afasta alguns quilômetros de sua cidade, ou ainda se você não consegue aquela qualidade de som em seu sintonizador quer seja por morar longe da estação ou por estar em local de recepção desfavorável a solução está na montagem deste amplificador de sinais que fará com que você ouça as estações mais fracas como se morasse ao lado delas!

Obs. Este artigo é de 1979.

 

Um amplificador de sinais que permite melhor recepção das estações fracas tanto no carro como em sintonizadores domiciliares de AM e FM.

Se você costuma viajar e sente dificuldade em manter sintonizada sua estação predileta tão logo se afasta alguns quilômetros de sua cidade, ou ainda se você não consegue aquela qualidade de som em seu sintonizador quer seja por morar longe da estação ou por estar em local de recepção desfavorável a solução está na montagem deste amplificador de sinais que fará com que você ouça as estações mais fracas como se morasse ao lado delas!

o problema se manifestar com o rádio do carro, evidentemente por motivos óbvios. (figura 1).

 

Amplificador de Sinais Para AM e FM
Amplificador de Sinais Para AM e FM

 

O reforçador de sinais que descrevemos pode ser adaptado a qualquer tipo de receptor, seja ele do tipo domiciliar ou então de automóvel, e em nenhum dos casos é necessário qualquer tipo de adaptação do circuito original.

Sendo de montagem bastante simples o mesmo pode ser alimentado por pilhas comuns no caso de funcionar com aparelhos domiciliares e também com 12 V no caso de funcionar em conjunto com o rádio do carro.

O leitor que está em dificuldades com a sensibilidade de seu receptor de AM/FM do rádio ou de sua casa terá sem dúvida a solução para este problema com a montagem deste simples ampliador de sinais que não precisa de qualquer tipo de ajuste para ser colocado em funcionamento.

 

O CIRCUITO

Basicamente este reforçador de sinais consiste num amplificador aperiódico, ou seja, num amplificador que amplifica uma grande faixa de frequências que se estende desde as ondas médias, passando pelas ondas curtas e indo terminar na faixa de FM, 0 qual é intercalado entre o rádio e a anntena normalmente existente. (figura 2).

 

Amplificador de Sinais Para AM e FM
Amplificador de Sinais Para AM e FM

 

 

O transistor escolhido para esta montagem é de tipo capaz de amplificar facilmente as frequências mais elevadas da faixa de FM cujo extremo superior se situa em 108 MHz. E muito importante que o transistor utilizado seja capaz de fornecer um bom ganho nesta frequência com um mínimo de ruído para que o ampliador funcione satisfatoriamente.

Existem para esta finalidade muitos transistores que podem ser considerados excelentes. O escolhido para nosso projeto foi o BF494, mas o leitor se dispuser poderá fazer experiências com o BF254, BF184, ou mesmo o BF185.

Se o reforçador for usado somente com um rádio, de AM, transistores para frequências mais baixas como o BC237 ou BC547 podem ser experimentados. Estes transistores, entretanto não darão bons resultados na faixa de ondas curtas e FM.

O importante a ser observado neste circuito é a sua capacidade de funcionar satisfatoriamente com tensões entre 6 e 12 V o que quer dizer que no caso do mesmo ser utilizado no carro aproveita-se a mesma alimentação do rádio e se ele for usado em casa, 4 pilhas comuns pequenas serão a sua fonte de alimentação. Com uma tensão de 6 V de alimentação o reforçador consumirá apenas 0,7 mA de corrente o que significa que as pilhas terão uma durabilidade bastante grande.

Na instalação de circuito deste tipo é importante observar que o mesmo seja colocado em caixa blindada a qual deverá ser aterrada, ou seja, ligada ao negativo da alimentação ou então ao chassi no caso do carro. Apenas os fios de entrada da antena e saída para o rádio, além do cabo de alimentação sairão da caixa. No caso da saída de antena esta deverá ser formada por um cabo curto coaxial para se evitar a irradiação de sinais interferentes.

 

MONTAGEM

O reforçador de sinais poderá ser montado numa placa de circuito impresso ou ponte de terminais sendo instalado numa caixa de alumínio de 4 x 6 x 8 cm. No carro esta caixa será fixada em um ponto apropriado entre a entrada de antena do rádio e a antena do mesmo, normalmente sob o capô. (figura 3).

 

Amplificador de Sinais Para AM e FM
Amplificador de Sinais Para AM e FM

 

 

No caso do uso domiciliar, como espaço não é problema, o mesmo poderá ser instalado numa caixa maior a qual também servirá para alojar a caixa de pilhas.

Como o circuito é muito simples podemos dizer que não existe muita diferença em comportamento e tamanho para a versão feita em ponte ou em placa de circuito impresso. Devemos apenas lembrar que, para a segunda versão o leitor terá de dispor do material necessário a sua elaboração.

O circuito completo do reforçador é mostrado na figura 4.

 

Amplificador de Sinais Para AM e FM
Amplificador de Sinais Para AM e FM

 

Na figura 5 temos a montagem do reforçador em ponte de terminais.

 

Amplificador de Sinais Para AM e FM
Amplificador de Sinais Para AM e FM

 

 

É usada uma ponte de terminais miniatura que pode ser facilmente presa à caixa através de parafusos.

Na figura 6 é mostrada a placa de circuito impresso do lado cobreado e do lado dos componentes.

 

Amplificador de Sinais Para AM e FM
Amplificador de Sinais Para AM e FM

 

 

O número reduzido de componentes permite que sejam feitas variações em torno desta placa.

Na montagem do reforçador são os seguintes os principais cuidados a serem observados:

O transistor Q1 é bastante delicado devendo ser soldado rapidamente para que o calor do ferro não o afete. Para o tipo sugerido na montagem original o BF494, o terminal de base é o da direita, ficando o emissor no centro. Para outros transistores dados como equivalentes, a disposição dos terminais pode ser outra pelo que o leitor nestes casos deve certificar-se de que sabe identifica-los consultando o balconista ou então um manual de transistores.

Os três capacitores usados nesta montagem são do tipo disco de cerâmica, miniatura para qualquer tensão. Deve ser evitado o uso de capacitores de poliéster.

Na soldagem destes componentes evite o excesso de calor que pode danificá-los.

Todos os resistores são de 1/8 ou ¼ W com tolerância de 10 ou 20%. Os valores destes componentes são dados pelos anéis coloridos em seu corpo. Estes componentes não são polarizados, isto é, não possuem posição certa quanto à ligação de seus terminais.

A fonte de alimentação para o caso do carro deverá ser a própria bateria do mesmo. Assim, o negativo será ligado à caixa de alumínio que aloja o reforçador e o positivo conectado ou ao interruptor que liga o rádio, ou então diretamente à bateria, caso em que a unidade ficará permanentemente ligada.

Neste caso o leitor incorporará ao reforçador em lugar acessível uma chave para desliga-lo.

Se o reforçador de sinais for usado com um aparelho domiciliar, a fonte de alimentação poderá ser formada por 4 ou 6 pilhas pequenas ligadas em série, utilizando-se para esta finalidade um suporte comum. Um interruptor será ligado em série com o circuito com a finalidade de ligar e desligar a sua alimentação.

Para o caso do rádio do automóvel, a conexão do reforçador ao mesmo deve ser feita por meio de um jaque RCA, do mesmo modo que a caixa deve ser dotada de um soquete RCA para ser ligado o cabo de entrada da antena. A figura 7 mostra como isso é feito.

 

Amplificador de Sinais Para AM e FM
Amplificador de Sinais Para AM e FM

 

 

No caso da instalação domiciliar a conexão à antena e ao receptor pode ser feita por fios paralelos (fio de antena de TV), conforme mostra a figura 8.

 

Amplificador de Sinais Para AM e FM
Amplificador de Sinais Para AM e FM

 

 

Em ambos os casos é importante que a ligação de um dos fios seja feita à terra, ou ao chassi do aparelho.

Terminada a montagem, é só instalar a unidade e ligá-la. O leitor verá que as suas estações prediletas que antes chegavam com sinais fracos passarão a ser melhor recebidas, sem chiados ou ruídos estéticos e menos sujeitas a interferências.

 

Q1 - BF494 - transistor

R1 - 56 k ohms x 1/8 W- resistor (verde, azul, laranja)

R2 - 6,8 k ohms x 1/8 W- resistor (azul, cinza, vermelho)

R3 - 3,3 k ohms x 1/8 W - resistor (laranja, laranja, vermelho)

R4 - 1,5 k ohms x 1/8 W - resistor (marrom, verde, vermelho)

R5 - 330 ohms x 1/8 W - resistor (laranja, laranja, marrom)

C1 - 0,01 ,uF - capacitor de cerâmica

C2, C3 - 0,1 ,uF - capacitor de cerâmica

C4 - 470 pF - capacitor de cerâmica

Diversos: bateria de 6 à 12 V, fios , caixa, ponte de terminais, solda, etc.