No artigo ART1179 mostramos alguns circuitos de amplificadores para fones baseados em soluções bastante modernas (2011) com circuitos integrados, a maioria em invólucro SMD como são indicados para novos projetos comerciais e utilizados em aplicações como MP3, telefones celulares, etc. No entanto, para o leitor que deseja montar seu amplificador, estes circuitos não são os mais indicados tanto pela dificuldade em encontrar os componentes como também em trabalhar com esses componentes. Assim, para o eletrônico artesanal, damos alguns circuitos "velha guarda" com transistores, circuitos integrados comuns e outros componentes discretos que podem ser montados com facilidade.

Apesar de utilizarem componentes tradicionais, resultando numa montagem de maiores dimensões e de consumo nem sempre tão baixo como os que são obtidos com novas tecnologias, os circuitos apresentados têm excelente qualidade de som.

Tais circuitos se destinam àqueles que desejam ter um amplificador montado por suas próprias mãos, quer seja para desfrutar de seu desempenho escolhido como para aprender um pouco mais sobre montagens.

De qualquer forma, mesmo utilizando componentes comuns, sugerimos que os internautas verifiquem sempre antes a disponibilidade dos componentes utilizados.

 

Amplificador de Dois Transistores

Este amplificador foi obtido numa revista americana antiga, mas pode ser montado com facilidade utilizando-se um BF245 para Q1 e um BC548 ou BC549 para Q2. A potência não é das maiores, mas a qualidade de som e boa.

 

 Amplificador simples de dois transistores
Amplificador simples de dois transistores

 

 

Amplificador Para Fones com o 741

Este circuito também é de uma publicação antiga, mas pode ser montado com facilidade utilizando-se o transistor BC549 em lugar do original. A saída é de algumas dezenas de milliwatts e o ganho pode ser alterado modificando-se o valor de R6. A fonte pode ser uma bateria de 9 V, mas o melhor é uma fonte com boa filtragem. Para uma versão estéreo devem ser montados dois canais como este.

 

 Amplificador com o 741
Amplificador com o 741

 

 

Amplificador com Saída de Potência

Para quem deseja mais potência com excelente qualidade de som, este circuito é recomendado. Os transistores admitem equivalentes como o BC547 para Q1, BC557 para Q3 e os BD135 para Q2 e Q4. A alimentação deve ser feita por fone com boa filtragem, dado o consumo maior. O circuito é mostrado na figura 3.

 

 Cicrucito com transistores de potência
Cicrucito com transistores de potência

 

 

Amplificador com Dois Transistores

Este circuito não tem uma potência alta, mas pode alimentar fones magnétcos de alta impedância de 200 ? a 2 k. Ele também funcionará com fones piezoelétricos, ligando-se em paraleloum resistor de 1 k. O circuito tem baixo consumo, possibilitando sua alimentação com baterias. O resistor de 470k eventualmente deve ser alterado para se obter melhor qualidade de som. O circuito é dado na figura 4.

 

 Amplificador com dois transistores BC548.
Amplificador com dois transistores BC548.

 

 

Amplificador Complementar com BC548/558

Na versão original, este circuito utiliza transistores BC308 e BC237, mas eles podem ser substituídos pelos tipos mais modernos BC548 e BC558. A potência é maior que os circuitos anteriores e a qualidade de som é melhor.

Os diodos podem ser os 1N4148 e o fone é de baixa impedância, também funcionando com tipos de 16 ? e mais. O circuito funciona com uma ampla faixa de tensões. Na figura 5 temos o circuito completo para este amplificador de fones.

 

 Amplificador  transistorizado com saída complementar.
Amplificador transistorizado com saída complementar.

 

 

Amplificador Para Fones Piezoelétricos

Este pequeno amplicador para fones de cristal ou piezoelétricos pode funcionar com tensões de 6 a 12 V. Os resistores de 3M3 determinam o ganho, devendo eventualmente ser alterados conforme a alimentação. A potência deste circuito é bem baixa, de acordo com este tipo de fone. O circuito completo é mostrado na figura 6.

 

 Amplificador para fones de cristal ou piezoelétricos.
Amplificador para fones de cristal ou piezoelétricos.