NOSSAS REDES SOCIAIS -

Controle de iluminação diferente (ART1024)

O circuito apresentado é uma solução diferente para o controle de duas lâmpadas incandescentes ou mesmo sistemas de aquecimento, podendo ser usado em ambientes domésticos com duas lâmpadas, vitrines de lojas, mostruários e em muitas outras aplicações.

Apresentamos um circuito que utiliza uma chave de 1 pólo x 4 posições no controle de duas lâmpadas, mas usando apenas um fio de conexão para estas lâmpadas (o que significa o aproveitamento da fiação existente).

Na primeira posição, o circuito é alimentado com corrente alternada e com a presença dos diodos, cada lâmpada recebendo apenas metade dos semiciclos da alimentação e acendendo com potência reduzida.

Na segunda posição, apenas os semiciclos positivos são aplicados ao circuito, o que quer dizer que o diodo D3 é polarizado no sentido direto, curto-circuitando a lâmpada X1, que permanece apagada. No entanto, como D4 é polarizado no sentido inverso, a lâmpada X2 é alimentada e acende.

Na terceira posição, D3 é polarizado no sentido inverso, e D4 é polarizado no sentido direto. X2 é curto-circuitada e a lâmpada X1

recebe alimentação, acendendo com potência reduzida.

Na quarta posição não há circulação de corrente e as lâmpadas permanecem apagadas.

A tabela abaixo resume o que ocorre:

Chave S1 X1 X2

1 acesa acesa

2 apagada acesa

3 acesa apagada

4 apagada apagada

 

Veja que as lâmpadas operam com metade da corrente normal, o que significa brilho reduzido em todos os casos. Para se obter a potência normal temos duas possibilidades:

 

a) Usar lâmpadas de menor tensão que a da alimentação

 

b) Acrescentar um capacitor de 10 µF ou 20 µF em paralelo com as lâmpadas, conforme ilustra a figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Neste caso, os capacitores devem ter uma tensão de trabalho que seja pelo menos o dobro da tensão da rede de energia, ou para 110 V usar capacitores de 200 V, e para 220 V utilizar capacitores de 400 V.

Na figura 2 temos o circuito básico deste projeto.

 

Figura 2
Figura 2

 

Os diodos devem ser do tipo 1N4004 se a rede for de 110 V, e 1N4007 se a rede for de 220 V. Estes diodos podem ser usados com lâmpadas incandescentes de até 100 W.

Para potências maiores os diodos devem ser trocados por tipos de maior corrente.

A chave pode ser de qualquer tipo de 1 pólo x 4 posições. Os tipos rotativos são os mais fáceis de encontrar.

Observe que os diodos das lâmpadas podem ser instalados junto aos próprios soquetes, sem a necessidade de solda na maioria dos casos.

Será interessante prever o uso de um fusível de 2 ampères em série com a alimentação do circuito para o caso de algum diodo entrar em curto.

Também lembramos que o circuito pode ser usado em sinalização com lâmpadas incandescentes de 6 ou 12 V alimentadas a partir de um pequeno transformador.

 

 

D1 a D4 - 1N4004 (110 V) ou 1N4007 (220 V) - diodos retificadores de silício

S1 - Chave de 1 pólo x 4 posições

X1, X2 - Lâmpadas incandescentes de até 100 W

Diversos:

Fios, solda, botão para a chave, fusível de entrada, soquete para as lâmpadas.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Gênio
O gênio faz o que deve e o talento o que pode. (Genius does what it must and Talent does what it can.)
Meredith (últimas Palavras de um Sensível Poeta Medíocre) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)