Foi realizada em 17 de maio de 2002 a segunda corrida de Veículos Mecatrônicos dos alunos do Colégio Mater Amabilis de Guarulhos - SP. A corrida, cuja primeira prova foi realizada no ano passo pelo prof. Newton C. Braga, criador do Veículo Mecatrônico VM-1, cujo projeto completo está descrito am artigos e apostila do site, contou com 16 concorrentes divididos em 8 equipes, cada qual formada por 4 alunos.

 

Um dos projetos participantes.
Um dos projetos participantes.

 

A corrida, com duas baterias de 8 veículos selecionou os três primeiros colocados de cada uma para a bateria final. O trajeto consistia em atravessar metade da quadra da escola.

 

Versão mais compacta.
Versão mais compacta.

 

A equipe vencedora foi a formada por Erik Halex Barone dos Santos, Roberto Pedroso Pires Filho, Klauber Akio Takayasu e Daniel Pedrosa Santos, todos do ensino médio, disciplina eletiva de Mecatrônica Experimental - I.

A equipe segunda colocada foi a formada por Caio Cesar Silveira, Danilo Nicolodi Correa Silva, Caio Cesar Brachuko Fantini e Rodrigo Pereira teixeira. A terceira colocada foi a equipe formada por Gabriel Kalup vasconcelos, Ralf Salewski, Daniel Luiz Aparecido Jeannine Rampazo e Mohamad Ali El Harfuche El Fakih.

A corrida foi marcada por momentos bastante interessantes como alguns acidentes.Neste ponto o destaque foi para o acidente que envolveu o carro que segundo se esperava teria um dos melhores desempenho na corrida mas que foi atingido por outro veículo logo na partida, deixando de funcionar. Mereceu destaque especial o veículo mecatrônico da equipe formada por Rony Kinji Sato, Diego Doi, Patrícia Nonaka e Juliana Kagohara.

As fotos mostram detalhes da corrida e do grau de criatividade dos alunos, melhorando bastante o projeto original publicado nesta revista.

O curso de Mecatrônica Experimental - I, existente já há 3 anos inova pela utilização de trabalhos práticos envolvendo eletrônica e mecânica com materiais de fácil obtenção e baixo custo, mas ao mesmo tempo ensinando tecnologia e despertando vocações.

 

Projeto mais elaborado da competição e linha de largada.
Projeto mais elaborado da competição e linha de largada.

 

 

Veja mais fotos no Fotolog do site.