De tempos em tempos o assunto que abordamos agora volta à tona, e as controvérsias novamente surgem. Surgem as ideias falas que facilmente se propagam pela internet, graças aquelas pessoas que aceitam o que lhe dizem como verdade última e não se dão ao trabalho de verificar se é verdade, qual a fundamentação e simplesmente repassam e mandam repassar.

 

Este é o caso da polêmica dos fornos de micro-ondas que são taxados como vilões de todos os tipos de doenças que podem se propagar pelos alimentos que ele cozinha ou aquece.

A polêmica normalmente vem do fato de que quem propaga as informações falas não tem um mínimo conhecimento de como ele funciona e que tipo de radiação emite. Vamos procurar dar uma pequena explicação sobre o assunto.

As radiações como ondas de rádio, luz, infravermelho, ultravioleta, raios X são ondas eletromagnéticas que carregam certa quantidade de energia. Esta energia pode se converter em calor quando absorvidas por um objeto ou um alimento, por exemplo, mas não são retidas por nada.

Assim, uma onda eletromagnética como a luz, ou é absorvida pelo objeto aquecendo (e desaparecendo) ou passa por ele, ou ainda é refletida. Um objeto iluminado não deixa vestígios da iluminação.

Uma exceção são os interruptores de parede que absorvem a luz armazenando a energia que depois reemitem na forma de luz.

Assim, o calor que uma chama produz, que uma brasa quente emite, ou ainda que um forno de micro-ondas produz são todos provenientes do mesmo tipo de radiação.

Sabemos da física que as radiações de menor frequência carregam menos energia, o que significa que a energia associada à emissão do forno de micro-ondas é até menor que o de uma brasa (que emite infravermelho) ou de uma chama (que emite infravermelho e luz visível).

Em outras palavras essas radiações não são ionizantes, capazes de alterar as ligações químicas dos alimentos de uma forma muito acentuada como ocorre com outras radiações, como os raios X e os raios gama que por esse motivo, são muito mais perigosos.

Além disso, o forno de micro-ondas não opera com nenhuma reação que envolva substâncias químicas, diferente do que ocorre quando se produz calor queimando alguma coisa.

Um estudo recente mostra que a fumaça do carvão ao ser absorvida pela gordura da carne produz substâncias cancerígenas. Aí sim, temos o caso de uma absorção pelo alimento que é perigosa.

Isso sem se falar de que na maioria dos casos não se atesta a origem do carvão usado num churrasquinho que perfeitamente pode vir de lenha de um aterro sanitário... Também temos os “inventores” que descobrem que o removedor usado em limpeza dá um excelente acendedor de churrasqueiras, não levando em conta os venenos que a queima dessa substância produz.

Leia o rótulo de um removedor ou então as recomendações da Fiocruz no link (http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/virtual%20tour/hipertextos/up2/intoxicacoes_envenenamentos.html) para ver com que muitos acendem suas churrasqueiras e se preocupam com a radiação do micro-ondas.

Se me convidarem para um churrasco, prefiro ir para minha casa e esquentar meus alimentos no micro-ondas. É muito mais limpo e seguro.