Fonte de tensão estabilizada valvulada (V076)

Apresentamos o circuito de uma fonte variável estabilizada, utilizando válvulas numa configuração equivalente ao que hoje utilizamos com transistores. O circuito foi obtido de uma documentação técnica de 1963.

A fonte variável valvulada que apresentamos tem como componente crítico, além das válvulas o transformador de força de alta tensão com corrente de pelo menos 800 mA e enrolamentos para filamentos.

Este transformador alimenta uma válvula retificadora de onda completa GZ-34 e a etapa de controle e regulagem é feita com 4 válvulas EL34 em paralelo.

O controle destas válvulas é obtido por uma 6AG5 e tem por referência uma válvula reguladora de tensão OA2, equivalente aos modernos zeners.

Na figura 1 o diagrama completo da fonte..

 

Diagrama completo da fonte estabilizada.
Diagrama completo da fonte estabilizada.

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...