A História dessa revista está ligada a um fato que ocorria com frequência no século passado quando havia uma concorrência muito grande entre as editoras e as próprias revistas. Vendo o sucesso de um determinado tema, logo as editoras corriam para lançar revistas sobre um mesmo assunto.

Isso ocorreu aqui no Brasil conosco quando, vendo o sucesso da Revista Saber Eletrônica, muitas outras editoras começaram a lançar suas próprias revistas gerando uma concorrência, em que poucas ficaram.

Falamos neste artigo da revista Electronics Now que saiu nos Estados Unidos entre 1993 e 1999 publicada pela Ziff-Davis uma poderosa editora dos Estados Unidos que concorria com a Gernsback Publications que fazia a Popular Electronics. Tenho exemplares desta revista que tinha justamente a mesma abordagem da Ppopular Electronics e até alguns artigos feitos pelos mesmos colunistas da Poptronics.

 

Figura 1 – Exemplares da Electronics Now da minha coleção
Figura 1 – Exemplares da Electronics Now da minha coleção

 

Antes de ser Electronics Now a revista teve ainda uma série de edições com o nome de Radio Electronics. Falamos dessa temporada num artigo separado.

A concorrência entre as duas durou até que, por motivos financeiros a Gernsback foi vendida para a Ziff-Daves e se fundiu com a Popular Electtonics que por sua vez se tornou Poptronics. Na figura 2 capas de alguns exemplares da coleção, observando-se que em alguns deles aparece o nome da revista e a frase “combinada com a Radio Electronics”, mostrando sua origem.

 

Figura 2 – Capas de algumas edições
Figura 2 – Capas de algumas edições

 

 

No final do artigo temos um link para baixar os exemplares de 1992 a 1999 desta revista.

 

Figura 3 – Parte de uma capa mostrando a combinação de títulos
Figura 3 – Parte de uma capa mostrando a combinação de títulos

 

 

As reviravoltas do mercado editorial naquela época eram muitas e ainda são em nossos dias com fusões, falências, desmembramentos e muito mais. Quem acompanha esse mundo editorial sabe disso.

Além dos anúncios que eram praticamente os mesmos das outras revistas americanas da época, havia os artigos que era separados em dois grupos: montagens e artigos teóricos e reportagens. A revista era impressa com parte em cores e parte monocromática, ficando as páginas em cores para os artigos importantes e para os anunciantes que pagavam mais para colocar seus anúncios nessas páginas. Na figura 4 temos um anúncio típico de um multímetro, mostrando os cuidados na sua elaboração.

 

Figura 4 – Um anúncio da edição de abril de 1994
Figura 4 – Um anúncio da edição de abril de 1994

 

Para os projetos, além de diagramas bem elaborados com os valores dos componentes, algo que sempre me debati para colocação, os desenhos das placas de circuito impresso eram bem detalhados, conforme mostra a figura 5.

 

 Figura 5. Diagrama e placa de um projeto
Figura 5. Diagrama e placa de um projeto

 

 

As listas de materiais eram bem detalhadas não deixando dúvidas aos montadores. Também havia fotos das montagens, mostrando que os projetos realmente eram montados pelos autores.

É interessante notar que pela maneira como as editoras trabalhavam com as revistas muitas vezes projetos de sucesso que haviam saída numa edição com outro nome, eram repetidos em outras de nome diferentes. Assim, encontramos reprints dessa revista em outras revistas como coletâneas e a própria Popular Electronics.

Para baixar os exemplares use o link:

https://www.worldradiohistory.com/Electronics%20_Now.htm 

 

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST