Naquela época havia revistas de eletrônica francesas fantásticas elas chegavam ao Brasil. O motivo pode ser facilmente explicado. O francês ainda era ensinado nas escolas. Aprendi francês no ensino médio e foi muito bom, era um excelente aluno, reforçado justamente pelo interesse que tinha nas revistas e também nas programações de rádio. Cheguei a ser correspondente na América do sul para a ORTF (Radio Television Francaise). E completando tudo isso, minha mãe era professora de francês.
Mas, a revista que focalizo neste artigo, uma das que já fiz artigos anteriores, pela sua qualidade pode ser considerada a melhor revista francesa da época. Tenho muitos exemplares na minha coleção. Falo da revista Electronique Pratique que mostro na figura 1.

Esta revista me influenciou tanto que até acabei por ser colaborador com diversos artigos meus publicados e que hoje estão no site. Basta digitar “electronique” na busca que eles aparecem.
Era uma revista de capas bonitas com fotos dos projetos que saiam no seu interior. Na figura 2, alguns desses exemplares com destaque para uma edição especial de pequenos transmissores em que dois deles eram de minua autoria.
A revista francesa Electronique Pratique teve seu primeiro exemplar publicado em janeiro de 1978 e encerrou suas atividades em 2015. No final do artigo colocamos um link em que você pode baixar para sua biblioteca a coleção completa gratuitamente.
Ela surgiu como uma revista prática agregada a revista Haut Parleur (de que falaremos em outro artigo) publicada pelas Publications Georges Ventillard de Paris que era muito mais antiga, vindo de 1925.

Esse exemplar que mostra um termômetro de LED na sua capa está na minha coleção de revistas físicas. Você pode baixá-lo em pdf e acrescentar a sua biblioteca.
Utilizava o UAA180, e essa revista tinha a vantagem de empregar componentes comuns também aqui.
Mas, a revista evoluiu muito em conteúdo e apresentação, conforme podemos constar pelas últimas edições para analisar sua abordagem. Eram artigos práticos, muito bem descritos com fotos e desenhos em cores e a simbologia europeia com os resistores formados por retângulos.

Os diagramas muito bem detalhados tinham os valores e identificações dos componentes. As placas de circuito impresso eram muito bem elaboradas.
A maior parte dos artigos eram projetos. Os artigos teóricos mais avançados ficavam por conta da outra revista da mesma editora, a revista Haut Parleur (Alto Falante) que era uma verdadeira enciclopédia pelo seu volume, havendo casos de exemplares com mais de 400 páginas. Tenho alguns deles.
Infelizmente mais uma revista que se foi, não restando nem a versão digital. Vale à pena consultá-las pois existem muitos projetos que ainda podem ser montados hoje.
Minha contribuição
Foi nos anos 90 que conheci Patric Oguic, que trabalhava na revista Electronique Pratique e também era colaborador. Patric pediu permissão para publicar meus artigos na edição francesa.

Fizemos então um acordo interessante. Ele não falava francês (mas tinha percebido o potencial do meu material) e não havia o Google Translator naquela época. Eu enviaria meus artigos em francês, eu faria a tradução e ele revisaria e em troca ele me enviaria os artigos dele em francês eu traduziria para o português e publicaria na Revista Saber Eletrônica. (que bom ter estudado francês!)
Naquela época as revistas pagavam pelos artigos. Ele receberia os direitos autorais dos meus artigos lá e eu receberia os direitos dos artigos dele aqui e todo estaria acertado. Fizemos vários artigos assim.
Mais uma história interessante para contar dos bons tempos em que as revistas de eletrônica reinavam na mídia, pois não havia ainda internet.
Nos links dois locais para baixar os exemplares:
https://www.worldradiohistory.com/Electronique-Pratique.htm
https://www.abandonware-magazines.org/affiche_mag.php?mag=404&page=1















