Gostava muito dessa revista argentina, apesar de ter suas limitações, pois me possibilitava ter uma visão do que fazia na América latina. Era uma revista de assuntos gerais da eletrônica indo desde montagens simples, até uma quantidade boa de artigos para técnicos, principalmente profissionais de service.

Figura 1 – Alguns exemplares de minha coleção
Figura 1 – Alguns exemplares de minha coleção

 

Era impressa e Papel Jornal em branco e preto, conforme podemos ver pela capa de uma das muitas que tenho em minha coleção. A revista aproveitava muitos artigos de publicações estrangeiras fazendo sua tradução, mas mantendo as ilustrações.

Nem sempre a fonte do artigo, ou seja, a origem do artigo era citada. Talvez isso para fugir ao pagamento de direitos autorais. Tinha muitos artigos que reconhecíamos ser da Popular Electronics onde os desenhos originais com a simbologia americana eram mantidos.

Não temos a data exata de sua função, mas encontramos exemplares que datam de 1940, sendo provavelmente o início da publicação. O mais recente é de 1980. Depois disso, não encontramos mais exemplares.

No site do Marcado Libre argentino encontramos muitos exemplares à venda como este que é o número 9, de 1941 o que indica que talvez seja este o ano de sua fundação ou final de 1940.

 

Figura 2 – Um exemplar muito antigo da revista
Figura 2 – Um exemplar muito antigo da revista

 

A parte de desenhos não era muito elaborada sendo que em alguns casos era mantida a simbologia original dos artigos traduzidos. Na figura temos um exemplo de diagrama adotando uma simbologia própria bem interessante para os transistores.

Os outros componentes mantinham a simbologia normal. Americana conforme podemos ver pela imagem.

 

Figura 3 – Diagrama típico com a simbologia local
Figura 3 – Diagrama típico com a simbologia local | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Mas, além dos artigos que não eram traduzidos, me chamava a atenção a variedade de produtos que eram anunciados e que me dava uma boa visão do que se passava em termos de tecnologia eletrônica naquele país.

Tive oportunidade de constatar isso quando fiz nos anos 80 a minha primeira viagem à aquele país, é logico dando uma boa olhada nas lojas locais.

Quando fui lá pela primeira vez, foi justamente para o lançamento da Revista Saber Eletrônica naquele país, tendo comprovado que os projetos que nós publicamos eram totalmente viáveis.

Os anúncios eram muito semelhantes ao que encontrávamos nas revistas brasileiras da mesma época como a Revista Monitor, Antenna, etc. Eram anúncios de lojas de componentes, oficinas, e mesmo de fábricas como a Fapesa (Fábrica Argentina de Productos Electrnicos SA) que era a Philips Argentina, como a Ibrape aqui no Brasil.

 

Figura 4 – Anúncio da FAPESA.
Figura 4 – Anúncio da FAPESA.

 

 

Também eram atraentes os encartes em cores de circuitos de aparelhos comerciais, tais como televisores, rádios, amplificadores que por serem grandes vinham dobrados geralmente na última folha.

A revista era normalmente bem volumosa chegando a mais de 150 páginas de conteúdo bastante interessante. Grandes arquivos de revistas antigas não contem esta, conforme pesquisamos. Se alguém souber como obter, agradecemos. Nossa coleção física não contém a imensa quantidade de edições que foram feitas.

 

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST