Por mais estranho que pareça, os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) começaram a ter importância na década de 70, com as normativas sendo assinadas pelo Ministério do Trabalho e tornando-se obrigatórias para as indústrias brasileiras. Porém, até os dias atuais, estes EPI's tinham apenas o conceito mecânico, ou seja, a proteção contra impactos, temperaturas fora do aceitável e máscaras com filtros. Com o avanço da tecnologia eletrônica, estes EPI's estão ganhando mais recursos, visando não somente proteger de acidentes, mas de avisar o perigo iminente. 
Vale lembrar que cada indústria ou setor tem suas peculiaridades, assim como os EPI's e suas aplicações.
Ano passado fui consultado sobre um sistema de travas para caminhões e resolvi realizar uma pesquisa sobre como a tecnologia pode ajudar na segurança de trabalhadores e pessoas que indiretamente podem ser afetadas por estas ações.


Sensores de Gás e Qualidade do Ar

Até então, apenas máscaras protegiam diversos trabalhadores que tinham contato com substâncias perigosas, deixando apenas alguns tipos de substâncias passarem pelo filtro da máscara, protegendo assim o pulmão do usuário. Vale lembrar aqui o uso de canários nas antigas minas que eram usados como aviso de ar contaminado, onde a morte do pássaro era sinal de problema.
Atualmente temos sensores de ar dentro de apenas um chip, e através de microcontroladores podemos criar uma análise de risco como também um banco de dados com horários, picos de mudanças na qualidade do ar e ponto de aferição.
Os sensores de gás são muito utilizados em áreas de risco de explosões, na detecção de drogas ou de anomalias no aroma de determinado produto.
Na figura 1 temos um indivíduo analisando dados de um cone com telemetria de gases e temperatura.

 



Figura 1 - Cone com sensores.


Localizadores e Radares

Não é de agora que sensores de proximidade são utilizados na indústria para deixar longe alguns operários desatentos longe do raio de ação de máquinas, mas com a miniaturização de sensores de proximidade, pressão, temperatura e radares é possível fazer um mapa em tempo real de toda a planta industrial, aliado a isso o poder de computação de diversos módulos, é possível prever o que pode acontecer se determinado trajeto for executado e assim emitir um aviso, desligar máquinas ou chamar o socorro.

A Texas Instruments criou uma tecnologia, que a primeiro momento atendeu o mundo automotivo, mas que serve muito bem para a segurança de bombeiros e socorristas, mas que pode ser aplicado em projetos de EPIs, é a tecnologia mmWave, que através de ondas milimétricas é capaz de detectar pessoas através de paredes de drywall e fumaça, assim como podemos ver na figura 2.


Figura 2 - Exemplo da aplicação da tecnologia mmWave

 

Capacetes e Sapatos Inteligentes

Dispensando aqui a necessidade e importância do capacete na indústria, a colocação de sensores na cinta que fixa o mesmo na cabeça do trabalhador, traz inúmeros dados importantes para a segurança do operador, sendo a queda, desmaio, queda de pressão, o cochilo e outros dados que pode ser monitorados para a segurança do usuário.
No caso das botas podemos verificar o quanto de força e de que forma o operário está realizando o seu trabalho, corrigindo a sua postura e evitando problemas da coluna. Na figura 3 temos a cinta do capacete com diversos sensores.


Figura 3 - A cinta do capacete com sensores

 

Ergonomia

A proteção do corpo do operador não se limita apenas aos impactos e cortes, mas também os danos causados pelo esforço repetitivo, e nesta área temos o corretor de postura inteligente, onde uma cinta com sensores envia os dados para uma central informando como o operador está trabalhando, da forma correta ou não.
Um outro avanço que temos são os exoesqueletos, mecanismos que aumentam a força do seu operador, e até corrigindo a postura para evitar danos à coluna. O exoesqueleto são motores conectados à uma central microcontrolada que por sua vez recebe dados de sensores que estão em contato com o operador.

 

Figura 4 - Exoesqueleto.

 

Óculos Inteligentes

Dispensando aqui também a importância do óculos na proteção dos olhos, temos aqui um EPI que pode ir além dos avisos de placas e faixas. Os óculos inteligentes podem projetar as mais diversas informações na lente, como a localização de cabos, extintores, janelas, saídas de emergências, pessoas que deveriam estar num determinado local e não estão, degraus, chaves de energia e tudo mais. Este óculos é conectado a uma central que gerencia a localização e envia os dados para a lente do óculos.
Outro uso interessante para o uso desta tecnologia imersiva do óculos inteligente é a do treinamento, onde o sistema coloca acidentes virtuais na lente do óculos e o socorrista precisa resolver o problema com ferramentas também virtuais. Lembrando que o óculos possui um sistema de áudio (microfone e alto-falante).

 


Figura 5 - Óculos de Realidade aumentada

 

IA na Gestão do Ambiente e da Saúde do Trabalhador

Conforme a lei Lei 8.213/91 do direito trabalhista brasileiro a depressão causada pelo ambiente em que exerce a sua função é equiparável ao acidente de trabalho, por isso o ar, a luz e o ambiente deverá ser considerado fator na hora de prevenir acidentes, uma vez que a depressão é causada por diversos fatores ambientais.
Para isso, o uso da Inteligência Artificial no gerenciamento do ambiente de trabalho se faz necessário, uma vez que cada pessoa reage de diferentes formas quando colocadas em certas ações e ambientes, tornando impossível operadores de segurança e de RH gerenciar tudo isso.
O controle da iluminação com LEDs cada vez mais precisos quando abordamos o ciclo circadiano de cada indivíduo, o fornecimento de oxigênio na medida ideal conforme o seu consumo pelos presentes no ambiente, a temperatura, a ergonomia e mais aquilo que ainda não prevemos ainda.

 

Conclusão

Pensar no bem estar de todos é primordial, não no quesito produção, mas de saúde que encarece os custos de uma empresa. Temos a tecnologia para tornar tudo mais prático e prazeroso, além de evitarmos os transtornos por causa dos acidentes que podem ser evitados. O que nos cabe como projetistas é criar os mais diversos aparelhos que além de proteger, possam prevenir os acidentes. Nesta lista passei apenas os principais, mas existem outros dispositivos aplicados na segurança de pessoas, o qual deixo links nas referências para você saber mais sobre o assunto.

 

 

Referências Bibliográficas

Exoesqueleto - https://eksobionics.com/ 
Tecnologias Imersivas - https://resources.mouser.com/immersive-technology 
RealWear - https://www.realwear.com/ 
Slate Safety -  https://slatesafety.com/top-safety-wearable-tech-2024/ 
JusBrasil - https://www.jusbrasil.com.br/artigos/depressao-pode-ser-considerada-acidente-de-trabalho/734061568 

 

Referências Figuras

Figura 1 - https://www.indsci.com 
Figura 2 - https://news.ti.com/vision-possible 
Figura 3 - https://www.wencomine.com/our-solutions/safety 
Figura 4 - https://backend.eksobionics.com/ 
Figura 5 - https://resources.mouser.com/eit/puzzle-pieces-for-true-immersive-experiences