Este artigo foi retirado da série de livros Como testar Componentes. Nela o leitor encontrará testes de muitos outros componentes assim como no site na seção de instrumentação.

 

O que são

As campainhas e cigarras nada mais são do ue indutores que possuem uma lâmina vibrante ou um mecanismo (solenoide) para acionamento sonoro. Na figura 1 temos a construção típica de uma dessas campainhas.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O que testar

O teste básico desses componentes elétricos consiste em se verificar a continu9idade da bobina ou detectar eventuais curtos. As indutâncias típicas são elevadas e a resistência ohmica também, o que facilita o teste.

 

Instrumentos Usados

• Provador de continuidade

• Multímetro

• Lâmpada de prova

 

O teste

Descrevemos o teste básico que é válido para componentes indutivos.

 

 

a. Prova de Continuidade

 

Verifica-se a continuidade da bobina, eventualmente detectando-se curtos.

 

Procedimento:

 

a) Coloque o multímetro numa escala baixa de resistências (ohms x1 ou ohms x10 para os analógicos ou 200/2000 ohms para os digitais). Zere se for analógico. Se usar o provador de continuidade prepare-o para uso.

 

b) Retire a campainha ou cigarra em teste do circuito em que ela se encontra.

 

c) Meça a continuidade/resistência entre seus terminais.

 

A figura 2 mostra como essa prova é realizada.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Observação

Nesse caso uma inspeção visual também pode revelar a existência de curto circuito na bobina. Sinais de enegrecimento do fio esmaltado da bobina ou mesmo resíduos de esmalte queimado, fios derretidos ou contactos queimados são evidências de que a campainha se encontra em curto ou queimada.

 

Interpretação dos Resultados

A resistência medida estará entre 100 ohms e 10 000 ohms para campainhas ou cigarras ligadas à rede de energia. Neste caso, podemos ter certeza de que a bobina não está interrompida. A resistência é extremamente baixa (a cigarra apresenta sinais de queimado). Neste caso, certamente a bobina está em curto. Se a resistência medida for muito alta ou infinita, então a bobina do dispositivo está aberta.

 

 

b. Prova de Funcionamento com a Lâmpada de Prova

Com a lâmpada de prova temos um teste mais completo deste dispositivo, pois ocorrerá seu acionamento, se bem que com uma potência um pouco menor que a normal.

 

Procedimento:

a) Ligue a lâmpada de prova na rede de energia. Use uma lâmpada de 25 a 60 watts nessa prova.

 

b) Certifique-se de que a cigarra ou campainha de prova é para a mesma tensão que alimenta a lâmpada de prova.

 

c) Encoste as pontas de prova da lâmpada de prova nos terminais da cigarra, que deve estar desligada do circuito em que funciona.

 

A figura 3 mostra como realizar este teste.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Interpretação da Prova

A campainha ou cigarra toca quando encostamos as pontas de prova da lâmpada, e ela eventualmente acende com baixo brilho. A campainha ou cigarra certamente estarão em bom estado. A lâmpada permanece apagada e nada acontece. Nesse caso, podemos ter certeza de que a bobina da cigarra ou campainha se encontra aberta. A lâmpada acende com brilho máximo e a cigarra ou campainha não tocam. Neste caso, estaremos diante de um componente em curto.

 

Outros Testes

As campainhas musicais, se bem que tenham um princípio de funcionamento diferente, podem ser testadas com a lâmpada de prova, pois muitas delas têm um pequeno transformador na entrada. O teste indicado revela então o estado deste pequeno transformador que pode estar bom, aberto ou em curto. Veja que, se o transformador estiver bom (lâmpada acende fraca, mas a campainha não toca), então isso indicará que o circuito eletrônico da campainha é que pode estar apresentando problemas.