A Murata possui na sua linha de produtos medidores DC de três funções para o uso em instrumentação, aplicações também de corrente alternada e fontes com extrema facilidade de uso. Disponíveis através da Mouser Electronics a série de instrumentos DCM20 é analisada neste artigo.

Este artigo é baseado em informações do datasheet que pode ser acessado em: https://www.mouser.com/datasheet/2/281/murata_06212018_MPM_DCM20Series.A01.D5-1372286.pdf  e na página de venda da Mouser Electronics através do qual os medidores podem ser adquiridos em: https://www.mouser.com/new/Murata/murata-dcm20-dc-power-meters/ 

Os medidores da série DCM20 da Murata podem ser usados para a medida de corrente, tensão ou potência, com 4 dígitos, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Os medidores DCM20 de 3 funções
Figura 1 – Os medidores DCM20 de 3 funções

 

 

Conforme mostra a figura 1, os displays estão disponíveis em 4 cores, com informações nos datasheets disponíveis no lonk.

Os displays podem apresentar a grandezas de duas formas: fixas ou ainda continuamente com alto-ciclagem.

As faixas de medidas em que eles estão disponíveis são:

- Potencia: 0 – 96 kW

- Tensão: 0,5 a 72 Vdc

- Corrente: 0 – 1200 A (com o uso de shunt externo)

Na figura 1 temos a aplicação do módulo numa medida de corrente.

 

Figura 1 – Circuito de aplicação
Figura 1 – Circuito de aplicação | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Os módulos admitem diversas configurações para as medidas. As configurações para as medidas de corrente são dadas por uma tabela de acordo com o shunt usado. Esta tabela é mostrada a seguir e mais detalhes estão no datasheet.

 

Tabela de shunts
Tabela de shunts

 

 

Na figura 2 temos um diagrama típico de aplicação onde o medidor é alimentado por uma fonte de 9 a 72 V eu também alimenta a carga. Nela, o medidor fica do lado alto da alimentação (high-side)

 

Figura 2 – Configuração alimentação  da linha DC
Figura 2 – Configuração alimentação da linha DC

 

 

Para uma conexão low-side, temos circuito da figura 3.

 

Figura 3 – Conexão low-side
Figura 3 – Conexão low-side

 

 

Muitas outras informações adicionais podem ser obtidas nos links dados, destacando no uso destes instrumentos sua facilidade de instalação e não necessidade de elementos externos, a não ser os shunts no caso de medidas de corrente.

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST