Nosso amigo e colaborador Yoji Konda da Keletron nos envia uma interessante proposta de abordagem de projetos que merece ser abordada pelos nossos leitores, principalmente os mais jovens. O texto nos foi enviado pelo autor, que acreditamos ser um exemplo de como podemos pesquisar coisas com tecnologias novas baseadas em ideias antigas.
Yoji Konda (Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
Obtendo o máximo usando o mínimo – Modernizando o Radio de Cristal
Tenho como premissa que, para obter o máximo de rendimento, usar o mínimo.
Por exemplo:
Qual o mérito entre:
O radioamador dos EUA que se vangloriou de ter comunicado com a Austrália com seu potente rádio de 1.000W, ou outro do mesmo país que comunicou com a Austrália utilizando um micro transmissor de CW com apenas 100 miliWats, utilizando um simples oscilador com Diodo Tunnel?
Da minha parte, conseguia ouvir com um rádio de cristal com detetor dobrador de tensão e um transformador de 6V6 ligado ao alto-falante com um volume razoável. O alto-falante era da marca dinamarquesa Peerless de 4 polegadas, de altíssimo rendimento. Os alto-falantes atuais têm potência, mas não rendimento.
Com fone magnético alemão de alta impedância (4k) conseguia ouvir a Voice of America depois das 24 h. Havia uma lei antiga que as emissoras de AM do interior teriam que desligar os transmissores às 24 h.
Quando pensava que eu tinha esgotado todas as chances de novas possibilidades de melhorar o rendimento dos rádios de cristal sem bateria, em 2020 surgiram novos circuitos de alto rendimento usando transistores MOSFET Zero Threshold.
Estes transistores revolucionaram completamente a conceito de rádio de cristal.
O circuito tem altíssima impedância de entrada, proporcionando um alto Q, com ótima seletividade e sensibilidade. O circuito LC não é amortecido mesmo usando fones magnéticos.
Tem alta impedância de entrada, mas a saída é isolada, de baixa impedância em torno de 1 a 5k. Os transistores são involucrados em um chip contendo 2 a 4 transistores.
Recomenda-se usar todos os transistores dos chips ligados em paralelo, assim a impedância de saída cai, suficiente para usar fones antigos de telefones, que são em torno de 600 ohms. A impedância de entrada não é afetada.
Muitos desses rádios não usam antenas internas, apenas bobinas de bastão de ferrite. Existe também modelos em VHF usando apenas uma antena vareta.
Por falta de tempo e disponibilidade não experimentei esses transistores MOSFET Zero Threshold.
Esses transistores estão disponíveis na Mouser.
Gostaria que o assunto fosse pesquisado e publicado um artigo. Fica então uma sugestão para nossos leitores que desejam unir o antigo (radio de cristal) ao novíssimo (MOSFET Zero Threshold)
Alguns circuitos:


C1 — 15-365 pF capacitor variável
(www.midnightscience.com or see text).
C2 — 2000 pF mica prateada ou cerâmica - capacitor.
J1 — jaque para fone mono
L1 — 240 ìH, 7.5-inch antenna de ferrite (J. W. Miller Model 2000 or see text).
Secundário com o 8 espiras e primário de 70 espiras
T1 — Bogen T-725 public address matching transformer (www.schmarder com or www.Grainger.com).
U1 — ALD110900A dual MOSFET (www.mouser.com, part number 585-ALD110900APAL for PDIP-8 or 585-ALD110900ASAL for 8-SOIC).

MOSFETs de limite zero para substituir o diodo de germânio, como 1N34 ou 1N60. Atualmente, 3SK143 (3DQ) e ALD110900 / 110800 * são dois FETs populares usados em rádios de cristal. Sua vantagem é ter alta impedância de entrada (355 k para 3DQ) e baixa impedância de saída (1-5 k para 3SK143 e cerca de 25 k para ALD110s)
Em operação, os FETs não deram uma saída de áudio muito maior; no entanto, o som dos dois FETs é muito mais claro e fácil de ouvir. A seletividade é muito diferente entre o diodo e os FETs. Ao sintonizar uma estação local, posso ouvi-lo na faixa de ângulo de 30 graus do capacitor variável com o diodo, mas, no caso dos FETs, são apenas alguns graus. Sem um mecanismo vernier, o ajuste com um FET requer muita atenção ao movimento do mostrador. O 3DQ tem uma sensibilidade um pouco melhor que a ALD, mas a qualidade do som da ALD é muito mais elegante que a do 3DQ, que é muito metálica.
. Sua sensibilidade é tão boa quanto o conjunto do Loose Coupler e sua seletividade é próxima à do multiplicador Q. Não consegui ouvir nenhuma estação distante.
O ALD110900 possui dois FETs em um pacote, enquanto o ALD110800 possui quatro FETs.
Mosfet 3SK87 K87 Para Rádio de Cristal "Zero-Tensão-Detector de Threshold"- mostrar título no original


















