Eu sou Raul Júnior, idealizador do Projeto Raulaser, o projeto que tem como finalidade principal o estímulo do ensino da Robótica Educacional no Brasil. Como apaixonado por heróis e histórias em quadrinhos, criei juntamente com minha filha uma família de personagens que nos ajudarão nessa jornada, são eles: Raulaser, Gata e o terrível Curto-Circuito.
Revista Mecatrônica Jovem - Edição 3 - Animatrônicos
E temos mais três personagens em fase de desenvolvimento, logo serão apresentados. Acredito que o conhecimento pode transformar realidades. E acredite em mim, quem optar por uma carreira nas áreas de tecnologia precisará estudar para sempre, pois a evolução é crescente, cada vez mais rápida e é mais que preciso estar atualizado. E isto é muito legal.
Uma das minhas matérias preferidas na escola era educação artística (artes), adorava desenhar e a Dona Nadja Góes incentivava a criatividade, dava liberdade, as aulas dela eram incríveis. Ela é muito ``loka´´, ontem cabelos vermelhos, hoje cabelos azuis, sabe aquela aula que você quer que chegue logo e não acabe nunca... Eram as aulas dela... E atualmente ela é professora da minha filha. (admiração eterna)
Quando cheguei no curso formação profissional me deparei com uma matéria chamada desenho técnico com o professor Elias (em memória), os conhecimentos adquiridos nessa disciplina são fundamentais na vida profissional e complementares as aulas de educação artística.

Você já deve ter visto em algum momento um desenho de escada demonstrando em forma de degraus a evolução de conhecimento, é bem por aí. Na escola desenhávamos no caderno e usávamos régua escolar, transferidor escolar e compasso. Tudo isso na carteira tradicional e era muito legal quando a Dona Nadja deixava a gente juntar as carteiras. Já no curso de formação profissional conheci a mesa de desenho, régua T, escalímetro, folha de desenho tamanho A3, gabaritos de modelos, caneta nanquim, entre outros. Esse material era caro e todos tinham que ter o seu. Eu tenho os meus até hoje. Hoje, os softwares voltados para desenhos em geral estão avançadíssimos.
Eles vêm evoluindo constantemente com a atualização de suas versões, alguns softwares já existem a décadas. Mas, seus usuários precisam conhecer os fundamentos teóricos do desenho para aproveitarem de maneira plena as vantagens dessa ferramenta. Vale a pena mencionar que trabalhar com softwares de desenho é uma profissão. E com a Indústria 4.0 especialistas em muitos softwares serão muito bem aceitos no mercado de trabalho, tenha a curiosidade de pesquisar sobre realidade aumentada. (fica a dica) Para você ter uma ideia a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem Normas Brasileiras (NBR) estabelecidas especificamente para desenho técnico. De uma forma bem simples quero te mostrar algumas coisas sobre desenho.
Desenho 2D ( duas dimensões ) : é um desenho que conseguimos ver apenas a sua altura e largura em uma superfície plana. São bidimensionais.
Olhe o Raulaser. Desenho 3D ( três dimensões ) : já nesse tipo de desenho acrescentamos a profundidade. São tridimensionais. Olhe o Raulaser agora. E é possível imprimir em 3D também.
Pensando em um projeto é possível a partir desses exemplos criarmos uma peça e imprimir apenas uma para teste, é o que chamamos de protótipo. Aí se der certo, ótimo! E se não der certo, dá para fazer as correções e testar novamente, pois o custo é relativamente baixo. O conceito 2D e 3D é aplicado na prática em muitos lugares, nos jogos de vídeo game, nos desenhos animados, na indústria, nos laboratórios de robótica, nos espaços makers, nas indústrias, nos filmes, em tudo vejo 2D e 3D. E o cinema 3D? Se você nunca foi...Um dia você precisa ir, marque na sua lista de desejos. Como fã de heróis que sou, fui assistir o novo filme do Homem-Aranha e ver o Cabeça de Teia saindo da tela lutando contra o Dr. Octopus... Foi sensacional! Se você não sabia irá saber agora, o uso de CGI (Computer Graphic Imagery / Imagens
Geradas por Computador) é muito comum nos filmes porque pode criar movimentos e imagens fantásticas, coisas que nem saberíamos como poderiam ser feitas sem esse método. Lembra do Rocket Raccoon em Guardiões da Galáxia e Vingadores? Então... para nossa decepção ele não é de verdade. Rocket Raccoon é apenas um exemplo. E eu não escolhi ele aleatoriamente não. Na Disney – Califórnia foi lançado recentemente o Avengers Campus (aceito de coração o convite para conhecer) e a proposta deste espaço é dar a experiência aos seus visitantes estarem juntos com os maiores heróis da Terra. Que incrível! Vou deixar o link no final. Mas, tem uma coisa.
No parque a ideia é ter contato com o personagem em Live Action, se você não sabe o que é isso, olhe o Raulaser. É o personagem ao vivo de verdade. Pensa comigo. E no caso do Rocket, no filme como vimos ele foi criado no computador. E agora quem poderá nos ajudar? Os Mestres da Tecnologia !!!!! Profissionais capacitados em eletrônica, mecânica, programação ... Automação, mecatrônica e afins. Esses caras criaram uma figura animada com aplicação de tecnologia chamada ANIMATRONICS. Nos parques Disney existem vários ANIMATRONICS, na pesquisa que fiz fiquei ainda mais fã do Walter Elias Disney e do George Lucas (só é o criador do Star Wars) e fiquei pensando na equipe de criação e seu nível de conhecimento e qualificação. Tento olhar os ANIMATRONICS não como ``bonecos que se mexem´´, mas sim como conhecimento aplicado. Convido você ao final a assistir o vídeo do Groot (a arvorezinha), esse vídeo exemplifica que não é uma tarefa simples quando tratamos os ANIMATRONICS de forma profissional. E, os componentes mecânicos e eletrônicos a serem aplicados são inúmeros que fiquei em dúvida em qual recomendar para estudo.
Enfim, após pensar e pensar, vou deixar uma sugestão para você iniciar com ANIMATRONICS. O componente se chama servo motor. Lembra das aulas de matemática onde você utilizava o transferidor de ângulos? Eu gosto muito de matemática e minha professora a Dona Denise que atualmente é minha colega de trabalho enfatizou a importância dos ângulos para nossa vida. E ela estava certa, porque realmente eles estão presente em tudo.

E o servo motor é um transferidor na prática.
Calma! Se você nunca ouviu falar, eu te garanto que vai dar tudo certo. Confie em mim. Lembra que uma circunferência tem 360 graus. E consequentemente metade 180 graus. Os servo motores que comumente são usados no aprendizado podem ser de 360 graus e 180 graus de movimento.
Como esse aí da imagem. O que se movimenta é o eixo, no caso esse ai está com o acessório de fixação já instalado e é ali que o movimento vai acontecer, a parte branca. Portanto, o corpo do servo motor (parte azul) precisa estar fixado (base) e o eixo fixado na parte a ser movimentada. O eixo se movimenta conforme é determinado e para na posição. Simples assim. Ou seja, o servo motor recebe um sinal elétrico e ele responde com o movimento no eixo. Na sua construção ele tem um motor elétrico, uma placa de controle, um sensor de posição, algumas engrenagens para aumentar o torque. Tudo isso dentro da parte azul. Existe bastante material disponível para consulta.
Vou deixar no final dois links para você do meu Mestre Newton C. Braga (eu preciso conhecer ele). Sempre tem um ``mas´´ não é? MAS, para acioná-lo eletricamente comumente utiliza-se uma técnica chamada modulação por largura de pulso (PWM) e não falaremos sobre isso hoje. O desafio é você criar uma aplicação ANIMATRONICS usando um servo motor. Você terá que criar uma boa estrutura na mecânica para que o movimento aconteça. Vou deixar duas sugestões com servo motor de 180 graus: Sugestão 1 - movimento das pálpebras fechando um olho. Imagine a mecânica e desenvolva. Posição do servo motor em 90 graus, olho aberto. Posição do servo motor em 0 graus, olho meio aberto. Posição do servo motor em –90 graus, olho fechado. Sugestão 2 – movimento uma cabeça, função pescoço. Imagine a mecânica e desenvolva. Posição do servo motor em 90 graus, cabeça para um lado.
Posição do servo motor em 0 graus, cabeça para frente. Posição do servo motor em – 90 graus, cabeça para outro lado. Antes de sair fazendo. Sente, pense, pesquise, desenhe e projete a melhor forma de desenvolver assertivamente o protótipo. Talvez possa demorar algum tempo, isso é normal até você conseguir chegar na batida perfeita. Tenha o cuidado de consultar sobre as especificações do servo motor, chamam geralmente o manual de um componente de datasheet. Assim, você saberá certinho tudo que o fabricante fala sobre o produto que você irá utilizar. E para finalizar precisamos ligar o servo motor, se você ainda não tem familiaridade com microcontroladores e eletrônica em geral. Recomendo você usar esse aparelhinho, conhecido como teste para servo motor. Eu tenho um e funciona perfeitamente.
Se tiver dúvidas, procure ajuda, mas não desista. São experimentos como esse que trazem um aprendizado que ninguém pode tirar de você. Acredite. Com esse aparelhinho você consegue fazer os movimentos certinho através do potenciômetro. Mas não esqueça de consultar o manual (datasheet) para entender como ligar. Eu preciso saber se seu experimento deu certo. Compartilhe comigo. No QRCode abaixo você encontrará o meu canal no Youtube onde sua inscrição é preciosa. Desejo bons estudos e pode contar comigo! Seu amigo, Raul Júnior - Raulaser