Marca: Semp Toshiba
Defeito: Não funciona (LED Power apagado)
Autor: Alexandre J. Nário
Relato:
Esta TV chegou à oficina totalmente inoperante (LED stand by apagado). Abri o aparelho e fiz, de início, uma análise visual nos componentes em busca de alguma alteração física como, por exemplo, capacitores inchados, semicondutores estourados, resistores carbonizados etc., além de problemas na placa de circuito impresso (soldas frias, aquecimentos e trilhas interrompidas). Tudo aparentava normalidade.
Com a placa da fonte de alimentação desconectada do restante do televisor, medi as tensões nas saídas e estavam todas ausentes. Comecei seguir a linha DC +3,3V, tensão responsável pelo acionamento de todo o aparelho e encontrei tensão apenas na entrada do integrado regulador de tensão N807, na saída a tensão +3,3V estava ausente.
Retirei o integrado N807 (AMS1117) do circuito e, com o ohmímetro, fiz um teste de resistência comparada com outro componente em bom estado. Havia discrepâncias de valores entre eles. Ao fazer a sua substituição e ligar o televisor, o seu funcionamento foi restabelecido.













