Os fenômenos paranormais não são detectáveis apenas por nossos cinco sentidos comuns; eles podem se manifestar de maneiras que nossos sentidos não conseguem captar. Eles podem produzir variações nos campos magnéticos, campos elétricos e no espectro de luz invisível. O "caça-fantasmas" ou pesquisador paranormal deve contar com a ajuda de um equipamento que detecte mudanças nas quantidades físicas que estão além do alcance de nossos sentidos.

Nota: este artigo foi originalmente escrito para meu livro Electronic Projects from the Next Dimension (2009). Veja em PN00 nota sobre o assunto de que ele trata. Projetos semelhantes podem ser encontrados no site. Digite magnético na busca para encontrar artigos.

 

O dispositivo interessante descrito aqui é um conversor de campo magnético que pode distinguir mudanças em um campo magnético ou captar campos magnéticos modulados e convertê-los em sons audíveis. Podemos dizer que este é um dispositivo para "ouvir campos magnéticos", e muitos experimentos nas ciências paranormais podem ser planejados com sua ajuda.

O circuito é formado por uma bobina de captação e estágios amplificadores que acionam um pequeno alto-falante. É muito simples e pode ser alimentado por células AA, o que o torna portátil.

 

Experimentos

Em experimentos de ESP, o dispositivo pode ser usado para monitorar quaisquer sinais anormais presentes perto do assunto. As mudanças magnéticas no ambiente quando o sujeito atinge o estado de transe ou outros estados mentais podem ser reproduzidas como sons audíveis.

Este tipo de biossonda pode ser utilizado para detectar se, no local dos experimentos, existem campos magnéticos ou sinais que podem causar interferências. Isso é útil em locais onde a meditação transcendental ou experimentos de biofeedback são feitos e em muitos outros lugares. Em experimentos de radiestesia, podemos monitorar a influência de um pêndulo no campo magnético ambiente durante um experimento.

De acordo com muitos estudos, as manifestações de fantasmas e espíritos frequentemente estão associadas a distúrbios do campo magnético. Tais distúrbios podem ser detectados usando este circuito. Em experimentos EVP, o circuito também pode ser usado para captar sinais de um aparelho telefônico por meio de seu campo magnético.

 

Como funciona

O campo magnético modulado é captado pela bobina, produzindo um pequeno sinal em sua saída. Este sinal é aplicado às entradas de um amplificador operacional JFET conectado no modo diferencial. O ganho de tensão dessa configuração é regulado pelo potenciômetro de feedback, que pode ser ajustado de 1 a 47 M?.

No próximo estágio, encontramos um amplificador de áudio que pode acionar um pequeno alto-falante usando as várias centenas de mill watts de sinal provenientes do primeiro estágio. Como o ganho de tensão é fornecido pela rede de feedback no amplificador operacional, o controle de volume foi substituído por um resistor fixo de 10 k?. O circuito é alimentado por quatro células AA.

 

Assembly

A Figura 1 mostra um diagrama completo do dispositivo. Os componentes são montados em uma pequena placa de circuito impresso, conforme mostrado na Fig. 2.

A bobina de captação é a mesma descrita no projeto anterior. Você também pode usar o enrolamento primário de um pequeno transformador de alta tensão ou alta impedância sem o núcleo metálico.

 

 

 

Figura 1 Localizador de Fantasmas
Figura 1 Localizador de Fantasmas | Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Figura 2 - Placa de circuito impresso
Figura 2 - Placa de circuito impresso

 

 

Uma pequena caixa de plástico ou madeira pode ser usada para alojar todos os componentes. Seu tamanho é basicamente determinado pelas dimensões do alto-falante e do suporte da bateria.

A bobina de captação pode ser instalada na extremidade de um cabo, conforme mostrado na Fig. 3. O cabo deve ser blindado e ter cerca de 1 a 1,5 m de comprimento. Outros componentes utilizados no projeto não são críticos, e muitos deles podem ser substituídos por equivalentes que tenham valores próximos aos recomendados.

 

Figura 3 - Usando o localizador de fantasmas.
Figura 3 - Usando o localizador de fantasmas.

 

 

Testando e Usando o Circuito

Coloque as células no suporte da célula e ligue S1. Colocando a bobina perto de fontes de campo magnético, como aquelas conectadas a linhas de energia CA (motores, solenoides, etc.), o "zumbido" da linha de fonte de alimentação pode ser ouvido.

Se a bobina de captação for colocada perto de um alto-falante que esteja reproduzindo algum som, o sinal será captado de seu campo magnético (ao invés de vibrações no ar, como no caso de um microfone) e reproduzido no alto-falante da unidade.

Usar este circuito é muito simples. Você só precisa colocar a bobina perto da fonte das perturbações magnéticas que deseja detectar. O ganho é ajustado por P1. Evite locais onde o ruído da linha de alimentação CA possa ser detectado. Alterando a posição da bobina, você pode encontrar áreas onde as linhas de campo cortam o fio da bobina em um ângulo quadrado. Nesta posição, nenhuma voltagem é induzida e o zumbido não interfere nos experimentos.

 

Sugestões

? Substitua R2 por um potenciômetro de 10 k?l para adicionar um controle de volume ao circuito. Uma extremidade é conectada ao pino 3, a outra ao capacitor Cl e o cursor ao pino 3 do IC.

? Mais ganho pode ser adicionado ao circuito se você substituir P1 por um resistor de 22 M?.

? O tom pode ser controlado com um capacitor colocado entre o pino 3 e a linha 0 V. Os valores para este capacitor podem variar de 0,01 a 0,22 µF. Quanto mais alto o valor do capacitor, mais você pode cortar as altas frequências (agudos).

? Um fotodiodo ou fototransistor pode substituir X1. O circuito é então transformado em um conversor de luz para som.

? Colocando este circuito próximo ao monofone de um telefone, os sons da linha podem ser captados e reproduzidos pelo alto-falante. Podem ser realizados experimentos envolvendo sons da linha telefônica.

 

Semicondutores

IC1 CA3140 amplificador operacional JFET, circuito integrado

IC2 LM386 Amplificador de áudio, resistores de circuito integrado

R1 100 k?, 1/8 W, 5% - marrom, preto, amarelo

R2 10 k?, 1/8 W, 5% - marrom, preto, laranja

R3 10 ?, 1/8 W, 5% - marrom, preto, preto

 

Capacitores

C1 10 µF / 12 WVDC, eletrolítico

C2 0,047 µF, filme de cerâmica ou metal

C3 220 µF / 12 WVDC, eletrolítico

C4 100 µF / 12 WVDC, eletrolítico

 

Diversos

P1 4.700 k?-2Potenciômetro

X1 Bobina de captação (ver texto)

SPKR 4/8 ?., Alto-falante pequeno de 5 cm

S1 SPST, toggle ou slide

B1 6 V, quatro células AA

Placa de circuito impresso, suporte de célula, caixa de plástico ou madeira, botão para P1, fios, solda, etc.