Um problema grave em alguns locais é a interferência que entra pelos fios da rede de energia e que afeta a recepção de rádio (AM e ondas curtas) e de TV.
No caso da TV são provocadas linhas de chuviscos, deformações da imagem, etc. O tipo mais comum de manifestação dessa interferência ocorre quando barbeadores elétricos, liquidificadores e outros eletrodomésticos com motores são ligados nas proximidades.Um filtro simples que evita que estas interferências cheguem no rádio ou na TV é mostrado na figura 1.


Figura 1 – Diagrama do filtro.

Este filtro tem o aspecto de sua montagem mostrado na figura 2.



Figura 2 – Disposição real dos componentes.


As bobinas consistem em 40 ou 50 espiras de fio comum (22) enroladas em bastões de ferrite de tamanho apropriado. Também podem ser usados núcleos toroidais ou transformadores aproveitados de fontes chaveadas. Os capacitores devem ser cerâmicos ou de poliéster com uma tensão de trabalho de pelo menos 250V se a rede de energia for de 110V e de pelo menos 400V se a rede de energia for de 220V. Para maior eficiência, o filtro deve ser montado numa pequena caixa metálica a qual deve ser aterrada.O filtro pode ser intercalado tanto entre o aparelho interferido e a rede de energia como entre o aparelho interferente e a rede de energia.Este filtro não impede que cheguem ao aparelho interferido sinais que sejam irradiados, ou seja, que sejam captados pela antena. Assim, antes de optar pelo filtro o montador deve verificar se a interferência vem realmente pela rede de energia.



LISTA DE MATERIAL
L1, L2 - Bobinas, ver texto
C1, C2, C3, C4 - 100 nF - poliéster ou cerâmicos - capacitores, ver texto
Caixa para montagem, cabo de força e tomada.