Os relés são dispositivos comutadores eletromecânicos que podem ser comparados a interruptores e chaves acionadas por um sinal elétrico.

O relé basicamente consiste numa bobina cujas características do fio usado (espessura e número de espiras) determinarão o modo de seu acionamento.

A bobina possui um núcleo que é colocado nas proximidades de contactos móveis, de modo que seu campo magnético atue sobre eles.

Os relés comuns possuem pelo menos um par de contactos de tal modo que, na ausência de sinal na bobina (corrente), eles ficam separados.

Na presença de corrente, o campo magnético atrai um dos contactos que encosta no outro, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Na figura 2 temos o símbolo usado para representar os diferentes tipos de relés e seus principais aspectos.

 


 

 

Veja que, na ausência de corrente na bobina, os contactos A e B permanecem ligados. Esses são os contactos normalmente fechados (NF ou NC).

Quando esses contactos são usados, o circuito externo é desligado quando a bobina do relé é energizada, conforme mostra a figura 3.

 


 

 

Por outro lado, quando os contactos B e C são usados, o circuito externo é ligado quando a bobina é energizada.

A alta capacidade de corrente dos contactos permite que esse dispositivo seja usado no controle de circuitos de alta potência.

Com a utilização do relé obtém-se um isolamento do circuito de controle em relação ao circuito controlado. Isso quer dizer que podemos ativar a bobina de um relé com baixas tensões e baixas correntes, controlando um circuito de alta tensão e alta corrente.

Na utilização de um relé devem ser observadas as seguintes características deste componente:

 

a) Sensibilidade - que pode ser expressa de diversas maneiras. Ela consiste basicamente na tensão mínima com que o relé fecha seus contactos assim como a corrente. Assim, um relé de 6 V x 100 Ω, fecha seus contactos com uma corrente de 60 mA. Veja que, em lugar de especificarmos a tensão e a resistência, podemos especificar a tensão e a corrente ou a corrente e a resistência, caso em que o terceiro elemento pode ser calculado pela Lei de Ohm.

 

b) Corrente máxima dos contactos - é a corrente máxima que pode ser controlada, ou seja, a corrente máxima da carga ligada ao relé. Os relés indicam valores diferentes de corrente para cargas de corrente contínua e cargas de corrente alternada, assim como para cargas indutivas.

 

Ver também

* Reed Switches 

* Relés de Estado Sólido