Pré-Amplificador de Baixa Impedância - NE0020

O circuito que apresentamos se destina a amplificação de sinais de fontes sonoras de baixa impedância como captadores magnéticos de instrumentos musicais, microfones de baixa impedância, alto-falantes utilizados como microfones e outros transdutores semelhantes.

A alimentação pode ser feita com fontes de 3 a 12 V e a impedância de saída é da ordem de 10 k ohms. A impedância de entrada pode ficar na faixa de 3 a 300 ohms. O circuito completo do pré-amplificador é mostrado na figura 1.


Figura 1 – Circuito do pré=amplificador de baixa impedância


Na simulação o gerador de funções é ajustado para fornecer um sinal senoidal de 10 mV na freqüência de 1 kHz obtendo-se um sinal de saída de 2 V de amplitude (traço inferior da simulação) o que pode ser visualizado no osciloscópio virtual do Multisim mostrado na figura 2.


Figura 2 – Visualização dos sinais de entrada e saída no circuito

Com sinais de menor amplitude a distorção é menor, e com maior amplitude ocorre um corte que afeta a fidelidade. O transistor utilizado é o BC548, mas dependendo da aplicação recomendamos o BC549 que possui maior ganho e menor nível de ruído. A curva de resposta de freqüência vai depende também dos capacitores de entrada e saída que eventualmente podem ser alterados na simulação.


Clique aqui para obter a simulação no Multisim e netlist para exportação.


Opinião

Olhando para o futuro

Já estamos aprendendo a viver com a pandemia e nos preparando para os tempos em que tudo voltará ao normal, mas não o normal a que estávamos acostumados. Um novo normal, com novos hábitos, a tecnologia aplicada talvez de uma forma diferente, novas profissões e principalmente tecnologias específicas que antes não haviam sido pensadas.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia