Sinalizador Duplo 555 - NE0006

Este circuito básico com aplicações em sinalização de diversos tipos, faz com que dois LEDs pisquem alternadamente com boa intensidade. O ciclo ativo não é 50%, o que significa que um dos LEDs fica mais tempo aceso do que o outro, conforme o leitor poderá ver na simulação disponível no Multisim no final do artigo. A forma de onda da saída do 555 depende de R4 e R3 assim como de C1, conforme mostra a figura abaixo.

O leitor poderá alterar o ciclo ativo mudando a relação entre R4 e R3. Quanto maior for R3 em relação a R4 mais se aproximará de 50% o ciclo ativo. Veremos em outro projeto como agregar alguns componentes a esta configuração para obter um ciclo ativo de 50%. Da mesma forma os resistores R1 e R2 são dimensionados para fornecer uma corrente da ordem de 12 mA aos LEDs. Na figura abaixo temos o diagrama completo do sinalizador.


Os valores destes resistores podem ser reduzidos para maior corrente nos LEDs, de acordo com suas características. A faixa de tensões de alimentação recomendada para este circuito é de 5 a 12 V.
O uso do frequencímetro e do osciloscópio do simulador permitem ajustar a freqüência e o ciclo ativo de acordo com as necessidades do projeto, sem a necessidade de se aplicar as fórmulas de cálculo, ou ainda servem para conferir a exatidação da aplicação destas fórmulas.
Um controle de freqüência pode ser agregado, substituindo-se R4 por um resistor de 10 k ohms em série com um trimpot ou potenciômetro de 100 k ohms a 1 M ohms. O circuito também funcionará com apenas um LED.
Clique aqui para obter Simulação no Multisim e a Netlist do projeto que também está disponível para eventual exportação para outros simuladores.


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia