Este curso dado em partes neste site tem por finalidade levar aos leitores conhecimentos básicos de eletrônica que podem servir de material para cursos regulares, cursos de aprendizado à distância, auto-estudo ou mesmo reciclagem de conhecimentos. Assim, podemos dizer que se trata de uma literatura de apoio. Seu acompanhamento não implica na obtenção de certificados ou diplomas, que devem ser emitidos pelas instituições que utilizam este material, o qual é gratuito. Do mesmo modo, o autor ou editor não são responsáveis por problemas que possam ser causados pelo mal uso da informação contida ou mesmo com eventuais projetos que sejam citados ou indicados como a não operação, danos a terceiros, acidental ou intencional, ou ainda danos morais ou financeiros.

 

Estrutura do Curso e Versão Impressa

Este curso será formado por 9 lições abordando numa primeira fases conceitos básicos de eletrônica e componentes passivos.

Numa segunda fase, que se chamará Curso de Eletrônica – Eletrônica Analógica , teremos a abordagem de conceitos de componentes eletrônicos baseados em semicondutores, partindo de diodos até circuitos integrados e juntamente com eles teremos a análise de circuitos e aplicações destes componentes.

A série Curso de Eletrônica ainda contará com outros cursos como:

Eletrônica Digital

Eletrônica de Potência

Telecomunicações

Eletrônica Automotiva

Instrumentação

Eletrônica Prática

 

Está disponível uma edição impressa à venda, com maior conteúdo (conteúdo expandido).

 

 

 

APRESENTAÇÃO

Em 1972, já com experiência no ensino de eletrônica em cursos presenciais, fui contratado por uma grande organização de ensino por correspondência para renovar seu curso prático de eletrônica. Completado esse trabalho, fui trabalhar na Editora Saber em 1976 onde passei a publicar nas páginas da Revista Saber Eletrônica o primeiro Curso de Eletrônica em Instrução Programada, uma novidade que atraiu a atenção de milhares de leitores que tiveram sua formação inicial totalmente apoiada nos ensinamentos que então disponibilizamos.

O sucesso desse curso fez com que em diversas ocasiões posteriores o curso fosse repetido e atualizado nas páginas da mesma revista e na revista Eletrônica Total. Neste intervalo, publicamos a primeira edição completa desse curso que recebeu o nome de Curso Básico de Eletrônica e chegou até sua quinta edição, posteriormente sendo em 2009 transformado numa apostila.

Posteriormente, uma versão resumida foi publicada no nosso site em português, estando disponibilizada de forma gratuita para nossos leitores.

No entanto, desde a primeira edição e o primeiro curso na revista, muita coisa mudou e, se bem que diversas atualizações fossem feitas, chegou o momento de se fazer algo novo adaptado aos novos tempos da eletrônica, num formato mais atual e com conteúdo que seja mais útil a todos que desejarem aprender o básico da eletrônica.

Desta forma o conteúdo do curso anterior foi separado em dois, Curso Básico de Eletrônica e Curso de Eletrônica Analógica, para serem completados com a versão já existente do Curso de Eletrônica Digital que deve ser remodelado além do Curso de Eletrônica – Eletrônica de Potência e Instrumentação, ainda teremos a parte prática. Assim, nesta primeira edição do Curso Básico de Eletrônica, um verdadeiro curso de conceitos de eletrônica, abordamos todo o conhecimento daquelas edições e mais informações atuais sobre novas tecnologias, novos componentes e novas aplicações.

Podemos dizer que este curso, como os demais, podem ser considerados uma plataforma de iniciação ideal para muitos cursos, dos técnicos às disciplinas eletivas, da reciclagem de conhecimentos até aqueles que desejam ter na eletrônica uma segunda atividade ou precisam deles para o seu trabalho em área relacionada.

 

Versão Impressa

Para os que não desejarem esperar até o final do curso, podem ter uma versão “Premium” completa que já está à venda tanto na forma de E-Book, como impressa. Basta acessar o link na capa do livro abaixo.

Esta edição contém maior conteúdo que o apresentado no site e será o volume da série.

 

As lições deste curso são:

Lição 1 – Matéria e energia, a natureza da eletricidade, eletricidade estática

Lição 2 – Energia elétrica, corrente e tensão. O circuito elétrico

Lição 3 – Resistência elétrica, resistores, Lei de Ohm, Lei de Joule

Lição 4 – Tipos de geradores, rendimento e equação do gerador

Lição 5 – Capacitores

Lição 6 – Magnetismo e eletromagnetismo

Lição 7 – Corrente alternada

Lição 8 – Som e Acústica

Lição 9 – Ondas eletromagnéticas