Os amplificadores estereofônicos possuem um controle denominado "Balanço" ou como normalmente em inglês “Balance Control" cuja finalidade é prover um correto equilíbrio de intensidade sonora entre os dois canais de modo a ter-se uma perfeita sensação do efeito estéreo.

Por diversos motivos, como por exemplo a existência de cabos de comprimentos diferentes para as caixas acústicas, a geometria da sala, a existência de móveis e outros objetos que possam absorver ou refletir o som, a simples colocação das caixas em dois pontos diferentes da sala, e a colocação do ouvinte entre elas não permite a obtenção perfeita do efeito estereofônico em vista de se ter eventualmente maior volume de. um lado do que em outro.

O controle de balanço ou equilíbrio tem por finalidade compensar justamente essas diferenças, fazendo com que se tenha a sensação de igual volume para as duas caixas, isso em função de sua colocação na sala e da própria colocação do ouvinte.

É importante observar que, conforme o caso, o perfeito balanço obtido para um ouvinte numa posição pode não ser para outro em outra posição pelo que este ajuste se faz normalmente em função de uma certa região própria para a audição.

O controle de balanço consiste num potenciômetro duplo que controla o nível do sinal a ser amplificado em cada canal de modo que em cada um tenhamos uma potência apropriada ao efeito desejado.