Com um gasto mínimo e não mais do que uns 20 minutos de trabalho você pode converter seu celular num microscópio. Esta é a solução dada pelo artigo de Jeffrey Bausch colocado no site Electronic Products que comentamos a seguir.

Neste interessante artigo, o autor do projeto usa um telefone celular comum com câmera (que pode ser um telefone que você já tenha abandonado, como sugerimos para outros projetos desta seção do site) e uma lente retirada de um Laser Pointer.

A ideia é simples. Os microscópio constam nas versões mais simples de duas lentes convergentes montadas com uma separação que depende de seus focos e das ampliações desejadas, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

No caso do celular, uma das lentes já existe na câmera. A outra é justamente a do Laser Pointer.

Retirando a lente do Laser Pointer e colocando-a na frente da câmera do celular pode-se obter uma excelente ampliação, tornando assim um celular um microscópio de bom desempenho para estudos da natureza.

Veja a montagem completa no site:

http://www.electronicproducts.com/Education/Design/How_to_turn_your_smartphone_into_a_digital_microscope_in_20_minutes_and_for_only_10.aspx