NOSSAS REDES SOCIAIS -

Hidromassagens (EL036)

Este texto foi aproveitado do livro "Instalações Elétricas Sem Mistérios" (2005). Veja outros artigos desta seção e a nota no final sobre as normas atuais.

As hidromassagens são comuns em muitas residências hoje em dia, mas exigem um tipo de instalação elétrica bastante robusta pelo seu consumo de energia.

Além de uma rede separada para sua alimentação, deve ser prevista a ligação a terra e alguns requisitos de segurança muito importantes, já que, num ambiente molhado o perigo de morte por qualquer choque é aumentado.

Assim, conforme indica o diagrama de instalação de uma hidro­mas­sagem, a elevada corrente do motor que faz a circulação da água mais o elemento de aquecimento que chega aos 10 000 W, deve ser controlada por um relé apropriado.

Este relé é controlado por uma chave de baixa tensão e de baixa corrente que fica ao alcance do usuário.

Desta forma, na chave que o usuário ativa e desativa o sistema, além da baixa tensão que é incapaz de causar choques, o transformador que a produz é isolado da rede de energia, não havendo portanto perigo algum. Não há retorno para a corrente neste circuito de controle e, portanto, estando todos os isolamentos perfeitos, não existe perigo de choque, nem mesmo com um contato acidental direto nesta parte do circuito, veja figura 1.

 

Acionamento isolado, para maior segurança;.
Acionamento isolado, para maior segurança;.

 

Mais informações sobre o motivo pelo qual não há perigo de choque neste setor da instalação, o leitor pode ver no item que trata sobre os choques elétricos.

Observe que a espessura dos fios usados na alimentação deste sistema é bastante grande (o fabricante dá indicação sobre o mínimo exigido para esta finalidade).

Além da chave separada para controle deste circuito, em alguns casos, pode ser necessário um redimen­sio­na­mento da chave geral de entrada com aumento de sua capacidade (fusíveis maiores).

De qualquer forma, todos os elementos de conexão deste tipo de instalação devem ser de excelente qualidade e somente usados os recomendados pelos fabricantes, por exemplo, conectores e terminais.

 

 

Quando este artigo foi escrito ainda não estavam em vigor as normas NBR5410 que estabeleceram diversas mudanças para a maneira como as instalações elétricas devem ser feita e também para o formato das tomadas de força, com a adoção do terceiro pino. Artigo sobre estas normas deverá estar disponível no site. Os conceitos dados valem para instalações elétricas antigas, como ainda são encontradas em muitos locais de nosso país. Para instalações novas, os leitores devem consultar as normas vigentes.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Muito e Pouco
O muito torna-se pouco em se desejando um pouco mais.
Quevedo (As Quatro Pestes do Mundo) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)