Capacitor de Vidro (IP755)

Capacitores de vidro são indicados para aplicações em muito alta tensões. Uma folha de vidro de 0,5 mm isola mais de 15 mil volts. Para construir esse capacitor, basta colocar a folha de vidro entre duas placas de metal. Veja na seção de matemática para eletrônica como calcular a capacitância obtida em função da área do capacitor e da espessura da folha de vidro.

 

 Capacitor de Vidro
Capacitor de Vidro

 

Curiosidade: antigamente, no início da era da eletrônica, os capacitores de construção caseira era comuns e eram especificados, não em farads, mas em metros... Isso porque se dividirimos área (dimensão de um comprimento ao quadrado), por uma distância (comprimento) que corresponde a separação das placas, obtemos um comprimento, e a unidade de comprimento é o metro


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia