Quando se trabalha com lógica digital, depara-se com dois tipos ou modalidades de funcionamento: sincronizada e não sincronizada. Na documentação técnica em inglês, esses modos são especificados por dois termos técnicos importantes que o leitor deve conhecer. Nesse nosso artigo vamos dar alguns exemplos práticos de textos com suas utilizações para que o leitor entenda o que significam exatamente e como são usados.

 

 

Existem dois tipos de circuitos lógicos digitais: os circuito sincronizados e não sincronizados.

Os circuitos não sincronizados ou “asyncrchronous” não necessitam de um sinal de clock para funcionar, rodando livremente, como no caso de um sistema seqüencial ou um contador livre.

Por outro lado, os circuitos sincronizados ou “synchronous”, precisam de um clock interno ou externo que determinam o instante exato em que ele deve realizar uma operação lógica.

Os circuitos sincronizados são especialmente importantes quando temos uma configuração complexa em que a grande quantidade de funções que são exercidas precisa ser sincronizada para que não ocorram erros. Por exemplo, um somador só deve somar dois ou mais sinais quando eles estiverem presentes em suas entradas.

Partindo disso e indo para o inglês podemos começar com a definição dos dois termos inicialmente com o texto:

 

Synchronous

“Synchronous circuits typically consist of a set of combinational logic clouds separated by registers. The combinational logic clouds perform predefined computations and pass the results to a neighboring combinational logic cloud through the registers. The registers store the results of the computations preventing overwriting of the data. The registers are controlled by a global clock, which dictates when the registers are to accept a new value and store it”.

 

Vocabulário:

Synchronous – sincronizado

Typically – tipicamente

Set – conjunto

Clouds – agrupamentos, nuvens

Registers – registros

Perform – realizam

Neighbouring – vizinhos

Store – armazenam

Preventing – previnindo, evitando

Overwriting – sobrescrito, encavalamento

Dictates – dita, determina

Accept - aceitar

 

A tradução do texto será:

“Os circuitos sincronizados consistem tipicamente num conjunto de agrupamentos de lógica combinacional separado por registros. Os agrupamentos de lógica combinacional realizam computações predefinidas e passam os resultados para um agrupamento vizinho através de registros. Os registros armazenam os resultados da computação evitando o encavalamento dos dados. Os registros são controlados por um clock global que determina quando os registros devem aceitar um novo valor e armazená-lo.”

 

Asynchronous

 

“An asynchronous circuit consists of a set of combinational logic clouds separated by latches. Unlike synchronous circuits, the latches of the asynchronous circuits are not controlled by a global clock, but by a set of controllers. These controllers control the flow of the data in the circuit, by performing handshakes, using a communication protocol with their neighboring controllers”.

 

Vocabulário:

Asynchronous – assíncrono, não sincronizado

Latches – trava, trancas, chaves (Apesar de latches ter uma tradução esse é outro termo cuja tradução nem sempre é usado. Eventualmente, utiliza-se o termo “trava”, mas o mais comum é deixar o termo na forma original, ou seja, como “latch” (singular) ou “latches” (plural) mesmo.)

Unlike – diferentemente

Controller – controladores

Flow – fluxo

Handshakes – chacoalhos

Protocol – protocolo

 

 

A tradução do texto será:

“Um circuito assíncrono consiste num conjunto de agrupamentos de lógica combinacional separado por latches (travas). Diferentemente dos circuitos sincronizados, os lactches dos circuitos assíncronos não são controlados por um clock global, mas por um conjunto de controladores. Esses controladores controlam o fluxo de dados no circuito, produzindo “chacoalhadas” (O termo handshake também está se tornando tradicional sendo muitas vezes mantido na forma original na documentação técnica.) usando um protocolo de comunicações com os controladores vizinhos.

 

De-synchronized

Além de sincronizado e não sincronizado, um termo menos comum é o circuito de-sincronizado ou “de-synchronized”. O texto abaixo define o que é esse circuito e o que ele faz.

 

“A de-synchronized circuit is an asynchronous circuit which has been produced by a synchronous one after removing the global clock and replacing it with a set of controllers. The set of controllers performs the flow control locally, as it is done in asynchronous circuits.”

 

Vocabulário:

Removing – remoção

Replacing – substituindo

Locally – localmente

 

Podemos traduzir esse texto da seguinte forma:

“Um circuito de-sincronizado é um circuito assíncrono o qual foi produzido a partir de um sincronizado após a remoção do clock global substituindo-o por um conjunto de controladores. O conjunto de controladores realiza o controle do fluxo localmente, da mesma forma que é feito em circuitos não sincronizados.

 

Conclusão

Veja que existem diferenças entre as lógicas sincronizada e não sincronizada e também a de-sincronizada. O leitor deve estar atento para essas diferenças ao ler a documentação técnicas de componentes e circuitos na forma original em inglês ou ainda quando fizer sua tradução.