Controle de acesso utilizando o BASIC STAMP® (MIC197)

Em continuidade à série de artigos de projetos utilizando o BASIC Stamp, este mês estamos descrevendo um controle de acesso com senha. O projeto é bem simples, consta basicamente do BASIC Stamp, um teclado Telefônico, um relé para acionamento de uma fechadura elétrica e um alto-falante, como pode ser observado no esquema.

 

Nota: o artigo é de 1996. Veja nos anteriores no site mais informações (BASIC STAMP (MIC190) e outros)

 

O funcionamento também é muito simples, os ports de I/0 P0 a P5 do BASIC Stamp, fazem a varredura do Teclado Telefônico para saber qual tecla está acionada.

O teclado telefônico é BASIC comum, utilizado nos telefones de teclas, onde são lidas as teclas de 1 a 0 e ignoradas as teclas "* " "O" e “#”.

A Senha é um número de quatro dígitos (1 a 9) que ficam armazenadas nas variáveis B1 B2, B3 e B4. A senha está inicializada com a sequência 1, 2, 3 e 4, mas o leitor poderá alterar o programa para colocar a senha desejada.

A cada tecla acionada um "bip" é tocado. No final, se o usuário digitou a sequência correta, o rele será acionado, & porta será aberta e uma música será tocada para sinalizar a abertura da porta.

Caso tenha digitado uma sequência errada, a porta permanecerá fechada e uma música será tocada para sinalizar uma senha errada.

Os detalhes do programa podem ser acompanhados pelos comentários, caso o leitor necessite de maiores esclarecimentos e detalhes do projeto, poderá fazer o Download' (retirada) do arquivo ACESSOTXT na biblioteca de arquivos do BASIC Stamp da BBS PLANET HOUSE.

 

ADAPTAÇÕES E OUTROS USOS

Devido à grande facilidade de modificações quando estamos utilizando o BASIC Stamp o leitor poderá fazer alterações no programa para melhor atendê-lo, por exemplo colocando "Temporizadores" para penalizações quando digitadas senhas erradas, aumentar o número de caracteres da Senha, etc.

Fazendo pequenas modificações no circuito podemos obter um teclado para entrada de dados de um processo usando comunicação serial. E caso o leitor queira ler todas as 12 teclas poderá utilizar um "Demutiplexador" nas linhas de l/O.

 


 

 

 


 

 

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia