Drone de 1917 (CUR015)

Se você pensa que veículos não tripulados usados em observações perigosas ou mesmo combate são coisa nova, está enganado. É claro que você não pode esperar o uso de sensores inerciais, comunicação Bluetooth, GPS ou outras soluções microprocessadas numa versão de 1917.

É o que encontramos na revista "TheElectrical Experimenter" de maio de 1917 em um artigo escrito pelo famoso Hugo Gernsback que era seu editor.

Nesse artigo encontramos a sugestão de um torpedo dirigido à distância com propulsão elétrica, mas a propulsão era feita por fios! Naquela época a tecnologia das baterias não era suficientemente desenvolvida para adotar esta solução.

Na figura abaixo temos o projeto descrito por Gernsback que tinha um cabo de alimentação que se desenrolava quando o torpedo partia em direção ao inimigo.

 

 Drone de 1917
Drone de 1917

 

Se analisarmos como os drones (zangões) voadores se comportam hoje, carregando inclusive armas, guiados por GPS, vemos quanto evoluímos em termos de tecnologia em menos de um século.

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia