NOSSAS REDES SOCIAIS -

Magnetizador (MIN032)

Este aparelho magnetiza instantaneamente pequenas ferramentas ou peças de metal ou outro material que seja capaz de reter o magnetismo.

O princípio de funcionamento é simples: carrega-se um capacitor com alta tensão e depois descarrega-se este capacitor através de uma bobina, a qual cria um forte campo magnético instantâneo capaz de imantar os objetos que estejam em seu interior.

O circuito opera ligado diretamente na rede de energia de 110 V ou 220 V o que significa que o leitor deve ter muito cuidado no seu manuseio assim como na montagem.

A descarga do capacitor ‚ bastante forte provocando um "estalo" que pode até assustar. Uma chave de boa capacidade de corrente deve ser usada para evitar que seus contactos queimem nestas descargas.

Na figura 1 temos o diagrama completo do magnetizador.

 

Diagrama do MAGNETIZADOR
Diagrama do MAGNETIZADOR

 

Na figura 2 damos a disposição dos componentes que são soldados numa ponte de terminais.

 

O magnetizador numa ponte de terminais
O magnetizador numa ponte de terminais

 

A bobina X1 consiste em 50 a 100 voltas de fio comum ou esmaltado grosso num carretel de transformador. Pode ser aproveitado o enrolamento de baixa tensão (5 a 12 V) de um transformador cujo primário esteja queimado.

Ele nem sequer precisar ser retirado, a não ser que esteja em curto. Basta desmontar o transformador, tirando seu núcleo de ferro laminado com cuidado.

O diodo ‚ o 1N4004 ou 1N4007 conforme a rede seja de 110 V ou 220 V e o capacitor pode ter qualquer valor entre 10 e 100 µF. Para a rede de 110 V a tensão mínima de trabalho recomendada é 200 V e para 220 V a tensão mínima é de 350 V. Sua polaridade deve ser observada cuidadosamente.

O resistor R1 é de fio com 5 a 10 W de dissipação e a chave S1 deve ser do tipo reversível de 1 pólo x 2 posições. Uma chave de 2 pólos pode ser usada aproveitando-se apenas uma seção.

Para usar o aparelho, ligue-o à rede de energia e passe a chave S1 para a posição de carga (car). Depois, espere alguns segundos e passe para a posição de magnetizar (mag). O objeto a ser magnetizado já deve estar no interior de X1.

Ao passar a chave para esta posição ocorre um forte estalo e o campo magnético é aplicado ao objeto. Veja se ele foi magnetizado. Se não, repita algumas vezes a operação de carga e descarga.

Se o objeto não "aceitar" magnetização, o material de que ele é feito pode ser de tipo não magnetizável.

 

Semicondutores:

D1 - 1N4004 ou 1N4007 - diodo de silício

 

Resistores:

R1 - 10 k ? x 10W - fio

 

Capacitores:

C1 - 10 a 100 µF x 200/350V - eletrolítico - ver texto

 

Diversos:

S1 - Chave de 1 pólo x 2 posições

X1 - Bobina magnetizadora - ver texto

 

Ponte de terminais, cabo de alimentação, caixa para montagem, fios, solda, etc.

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

União
As nossas necessidades nos unem, mas as nossas opiniões nos separam.
Marquês de Maricá (1773 - 1848) - Máximas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)