Quando aprendemos a tocar algum instrumento musical, quando fazemos ginástica ou mesmo cantamos, é fundamental manter o ritmo. Para que isso possa ser feito de uma maneira precisa, têm-se o recurso do metrônomo.

O tipo mais comum de metrônomo, muito usado nas escolas de música, é o mecânico em que temos uma haste que balança numa velocidade controlada, produzindo ao mesmo tempo um tique-taque que serve de referência de tempo, conforme mostra a figura 1.

 

Um metrônomo mecânico
Um metrônomo mecânico

 

A versão eletrônica que descrevemos produz o tique-taque, com bom volume num pequeno alto-falante e tanto pode funcionar com pilhas comuns como com fonte de alimentação.

As velocidades dos estalos e, portanto o ritmo, podem ser ajustados à vontade num potenciômetro, o que facilita seu uso.

Para a versão alimentada por pilhas podemos fazer a montagem do alto-falante com todos os demais componentes numa pequena caixa acústica que será facilmente transportada para qualquer lugar.

Na figura 2 temos o diagrama completo do metrônomo.

 

Diagrama do metrônomo
Diagrama do metrônomo

 

Na figura 3 temos a disposição dos componentes numa placa de circuito impresso.

 

Sugestão de montagem numa placa de circuito impresso
Sugestão de montagem numa placa de circuito impresso

 

Sugerimos que o circuito integrado seja instalado num soquete e que o transistor tenha um pequeno radiador de calor. Este radiador nada mais é do que uma simples chapinha de metal de uns 2 x 3 cm parafusada no corpo do componente, aproveitando-se o furo existente para esta finalidade.

O alto-falante deve ter pelo menos 10 cm para maior rendimento sua impedância estar na entre 4 e 8 ?. O transistor admite equivalentes como o BD137 ou TIP31, mas os seus terminais têm disposição diferente, devendo ser invertidos na placa.

Para a alimentação sugerimos o uso de pilhas médias em número de 4 ou 6 já que o consumo da unidade é algo elevado. Uma fonte de alimentação de 6 a 9 V, com pelo menos 500 mA, também pode ser usada.

O potenciômetro pode ser lin ou log e eventualmente incluir o interruptor geral S1.

Para provar o aparelho é só ligá-lo e ajustar P1 para que os estalidos

ocorram na freqüência desejada. Para mudar a faixa de operação basta trocar C1. Este componente pode ter valores entre 1 e 10 µF.

 

 

Semicondutores:

CI-1 - 555 - circuito integrado

Q1 - TIP31 ou equivalente - transistor NPN de potência

 

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 22 k ? - vermelho, vermelho, laranja

R2, R3 - 10 k ? - marrom, preto, laranja

P1 - 1 M ? - potenciômetro

 

Capacitores:

C1 - 2,2 µF / 16 V - eletrolítico

C2 - 100 µF / 16 V - eletrolítico

 

Diversos:

FTE - 4 ou 8 ? x 10 cm - alto-falante

S1 - Interruptor simples

B1 - 6 ou 9 V - pilhas ou fonte de pelo menos 500 mA

Placa de circuito impresso, suporte de pilhas ou fonte, caixa para montagem, fios, solda, radiador de calor para Q1, botão para o potenciômetro, etc.