Experiências que envolvem eletricidade e química são atraentes, principalmente aquelas em que são observadas mudanças de cores de substâncias. Descreveremos uma, em especial, que é bastante simples, podendo ser realizada sem a necessidade de qualquer material de difícil obtenção ou produto que seja perigo no manuseio.

Trata-se de uma experiência inofensiva, que certamente resultará num excelente trabalho para o aluno de escolas cursando o nível fundamental e médio.

O que fazemos ‚ provocar uma mudança de cor num líquido existente num copo pela passagem de uma corrente elétrica.

O líquido é simplesmente uma mistura de água comum, sal e algumas gotas de tinta usada em canetas. Inicialmente azul, assim que a corrente elétrica começar a circular pelo líquido, e com isso provocar uma reação química, conhecida por "eletrólise", vão ser produzidas novas substâncias que, reagindo com a tinta provocam a descoloração.

Temos então uma mudança visível da cor do líquido, que acaba por perder a cor azul da tinta que estava dissolvida.

Demonstramos então, de que modo uma corrente elétrica provoca reações químicas e como, nas reações, os pigmentos da tinta podem ser modificados de modo a não ter nenhum efeito na coloração.

Na figura 1 temos o diagrama do aparelho elétrico usado na experiência.

 

Figura 1
Figura 1

 

O aspecto real da montagem é mostrado na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

Em lugar da pilha ou pilhas, podemos usar uma fonte de alimentação com corrente até 1 A.

Uma pilha grande também serve, fornecendo uma corrente por um bom tempo, para a realização da experiência algumas vezes.

No copo, colocamos água comum e dissolvemos também uma pitada de sal, para tornar a solução condutora. Depois, pingamos uma ou duas gotas de tinta azul de caneta.

As pontas do fio que fazem contacto com a solução devem ser descascadas em 1 ou 2 cm.

 

Para realizar a experiência:

No momento em que os fios forem posicionados no copo, começando a circular a corrente, já começarão a ocorrer as alterações que levam à descoloração do líquido. A experiência estará completa quando a solução perder totalmente a cor azul da tinta.

Para repetir a experiência, temos de lavar o copo e preparar nova solução.

As borbulhas que sobem nas pontas dos fios durante à experiência são devidas aos gases que são produzidos durante a reação química. Estes gases podem ser o hidrogênio, o oxigênio e outros que podem ser liberados das substâncias envolvidas na reação.

A oxidação dos fios também é resultado das reações que ocorrem no processo. Com o tempo, os fios podem se desgastar completamente sendo necessária a sua substituição.

Professores de química podem encontrar combinações interessantes de substâncias que mudam de cor quando submetidas ao mesmo processo de eletrólise.

 

B1 - 1,5 a 6 V - pilhas ou fonte

X1 - Copo com água e sal, mais gotas de tinta e eletrodos

Fios, solda, etc.