NOSSAS REDES SOCIAIS -

Experiência de eletroquímica (MIN070)

Experiências que envolvem eletricidade e química são atraentes, principalmente aquelas em que são observadas mudanças de cores de substâncias. Descreveremos uma, em especial, que é bastante simples, podendo ser realizada sem a necessidade de qualquer material de difícil obtenção ou produto que seja perigo no manuseio.

Trata-se de uma experiência inofensiva, que certamente resultará num excelente trabalho para o aluno de escolas cursando o nível fundamental e médio.

O que fazemos ‚ provocar uma mudança de cor num líquido existente num copo pela passagem de uma corrente elétrica.

O líquido é simplesmente uma mistura de água comum, sal e algumas gotas de tinta usada em canetas. Inicialmente azul, assim que a corrente elétrica começar a circular pelo líquido, e com isso provocar uma reação química, conhecida por "eletrólise", vão ser produzidas novas substâncias que, reagindo com a tinta provocam a descoloração.

Temos então uma mudança visível da cor do líquido, que acaba por perder a cor azul da tinta que estava dissolvida.

Demonstramos então, de que modo uma corrente elétrica provoca reações químicas e como, nas reações, os pigmentos da tinta podem ser modificados de modo a não ter nenhum efeito na coloração.

Na figura 1 temos o diagrama do aparelho elétrico usado na experiência.

 

Figura 1
Figura 1

 

O aspecto real da montagem é mostrado na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

Em lugar da pilha ou pilhas, podemos usar uma fonte de alimentação com corrente até 1 A.

Uma pilha grande também serve, fornecendo uma corrente por um bom tempo, para a realização da experiência algumas vezes.

No copo, colocamos água comum e dissolvemos também uma pitada de sal, para tornar a solução condutora. Depois, pingamos uma ou duas gotas de tinta azul de caneta.

As pontas do fio que fazem contacto com a solução devem ser descascadas em 1 ou 2 cm.

 

Para realizar a experiência:

No momento em que os fios forem posicionados no copo, começando a circular a corrente, já começarão a ocorrer as alterações que levam à descoloração do líquido. A experiência estará completa quando a solução perder totalmente a cor azul da tinta.

Para repetir a experiência, temos de lavar o copo e preparar nova solução.

As borbulhas que sobem nas pontas dos fios durante à experiência são devidas aos gases que são produzidos durante a reação química. Estes gases podem ser o hidrogênio, o oxigênio e outros que podem ser liberados das substâncias envolvidas na reação.

A oxidação dos fios também é resultado das reações que ocorrem no processo. Com o tempo, os fios podem se desgastar completamente sendo necessária a sua substituição.

Professores de química podem encontrar combinações interessantes de substâncias que mudam de cor quando submetidas ao mesmo processo de eletrólise.

 

B1 - 1,5 a 6 V - pilhas ou fonte

X1 - Copo com água e sal, mais gotas de tinta e eletrodos

Fios, solda, etc.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Pecar
Os bons odeiam pecar por amor à virtude. (Oderunt peccare boni virtutis amoré.)
Horácio (65 - 8 a.C) - Epístolas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)