Se o leitor deseja fazer uma montagem experimental, mas com utilidade, usando componentes muito antigos (da década de 50 e 60) aproveitados de algum rádio velho, eis uma sugestão interessante.

O timer que descrevemos aproveita uma v elha válvula 35W4 encontrada em muitos rádios antigos fora de uso, e que ainda pode estar boa.

O tempo de aquecimento da válvula pode ser usado para retardar em algumas dezenas de segundos o acionamento de um relé e com isso um circuito externo. O dispositivo pode ser usado como um interruptor de retardo ou timer.

Nesse circuito, mostrado na figura 1, os resistores R1 e R2 determinam o aquecimento da válvula e, portanto o início de sua condução. Os dois valores estão de acordo com a tensão de alimentação de 35 V da válvula.

 


 

O capacitor C1 é de 8 µF para uma tensão de 250 V e o relé é do tipo MCH2RC4 (Metatex) de 48 V, que precisa de apenas 12 mA para ser acionado e além disso pode controlar cargas de até 3 A em seus contactos.

O aparelho a ser ligado com retardo é conectado no soquete X1.

Na figura 2 temos o aspecto real da montagem.

 

Montagem real dos componentes
Montagem real dos componentes

 

Na montagem, observe as posições dos pinos da válvula (7 pinos miniatura) e a polaridade de C1 que também pode ser aproveitado de sucata.

Se quiser aumentar os tempos, altere R2 para 680 ? ou ainda 820 ?. Com valores maiores, o aparelho não funcionará, já que o filamento não será aquecido o suficiente para permitir a emissão do catodo da válvula.

Para usar, conecte a carga na saída do circuito e alimente-o, conectando-o à tomada. Pode-se ob servar o avermelhamento lento do filamento da válvula e em determinado momento o relé fechará seus contactos.

 

V1 - 35W4 - Válvula diodo retificadora de meia onda

F1 - 1 A - fusível

R1 - 470 ? x 15 W - resistor de fio

R2 - 560 ? x 15 W - resistor de fio

R3 - 5,6 k ? x 2 W - resistor

C1 - 8 µF x 250 V - capacitor eletrolítico

K1 - MCH2RC4 - Relé de 48 V - Metaltex

X1 - Tomada

 

Diversos:

Soquete para a válvula, chassi de metal, cabo de força, fios, solda, etc.